Breaking News

Prevenindo contra o imprevisto

Fonte iCondominial

Confira dicas para contratar e renovar o seguro condominial, que é indispensável para garantir a proteção do edifício e a paz dos moradores

Nem todos sabem, mas a contratação do seguro condominial é tão imprescindível que o Código Civil estabelece que todos os edifícios devem ter, ao menos, uma apólice contra incêndio e destruição total ou parcial.

Desde 2011, as seguradoras são obrigadas a oferecer duas modalidades básicas: a simples, contra riscos de incêndio, explosões e quedas de raio e aeronaves; e a ampla, que engloba, além do que está garantido pela simples, problemas decorrentes de fenômenos naturais – como alagamento, vendaval, furacão e granizo –, tumultos, danos elétricos e outros eventos que possam causar prejuízos materiais ao imóvel, exceto aqueles expressamente excluídos do contrato.

Em ambos os casos, pode-se ainda contratar garantias adicionais. “É muito importante que se tenha a consultoria de um corretor de seguros para elaborar uma apólice adequada às características e necessidades do condomínio”, indica Edson Frizzarim, diretor de Ramos Elementares da Porto Seguro.

Ivanor Montanhana, diretor comercial da corretora Vila Velha Seguros, lembra que o seguro é um encargo do síndico. “Ele deve fazer cumprir a lei e pode ser responsabilizado civil e criminalmente por consequências geradas pela falta ou insuficiência do seguro”, alerta.

Por isso, ele aconselha uma análise cuidadosa das propostas e dos valores contratados, que devem ser suficientes para reconstruir o edifício caso seja necessário. “Também é preciso levar em conta os valores indicados para situações com alto índice de sinistro, como danos elétricos e quebra de vidros, e as que estão relacionadas com a Responsabilidade Civil do condomínio e do síndico.”

Barato pode sair caro – Nem sempre o seguro mais adequado para o condomínio é o de menor preço. Edson Frizzarim explica que, nesse quesito, não vale a pena pensar em economia, pois se as verbas forem insuficientes para reparar o prejuízo, o condomínio e seu síndico podem ter problemas e arcar com valores maiores, fora de seu orçamento. Segundo ele, focar somente na questão financeira é um dos erros mais comuns na hora de contratar ou renovar o seguro.

“O síndico deve pensar em todas as necessidades do condomínio e, acima de tudo, ficar atento aos riscos cobertos e excluídos de cada seguradora e aos serviços e benefícios agregados em cada produto”.

Outros equívocos frequentes são o descuido ao ler as cláusulas do contrato – o que deve ser feito com muita cautela – e deixar de observar os benefícios da cobertura e os valores segurados. Mudanças e reformas realizadas no edifício também merecem atenção. Por exemplo: se uma academia ou salão de festas forem construídos e não constarem na contratação anterior, é fundamental atualizar e incluir os valores no contrato.
Dicas de ouro

Ao escolher o seguro, não considere apenas o preço: busque seguradoras que ofereçam serviços de qualidade e atendimento rápido

Conte com a ajuda de um corretor de confiança e liste todas as necessidades do condomínio

Avalie coberturas e valores segurados

Mantenha o contrato sempre atualizado

Lembre-se de apresentar e aprovar em assembleia as modalidades de seguro

Fique de olho no prazo de renovação do seguro, assim você pode solicitar novas propostas com antecedência e fazer um negócio mais vantajoso

Faça uma avaliação global da apólice

Verifique se o condomínio segue as normas gerais de segurança determinadas por entidades oficiais, que influencia na hora de receber o seguro em casos de sinistro

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario