Breaking News

Fiz boa escolha ao investir em um PGBL para a aposentadoria?

Fonte: Exame

Internauta tem 21 anos e pergunta se fez uma boa opção ao investir em um PGBL com regime regressivo

 Jovem com cara de dúvida: Para especialista, PGBL com regime regressivo pode ser interessante porque imposto vai diminuindo ao longo dos anos

Dúvida do internauta: Eu tenho 21 anos e sou estagiário, logo não faço contribuições ao INSS, mas logo que terminar meu estágio, daqui a um ano, buscarei um emprego com carteira assinada. Tendo isso em vista, comecei a investir em um plano de previdência individual para complementar minha aposentadoria no futuro. Escolhi um plano PGBL com regime regressivo. Fiz boa escolha?

Resposta de Fernando Meibak*:

Você está no início da sua carreira profissional e já demonstra uma preocupação com o longo prazo, previdência e INSS, o que é elogiável.

É muito importante a contribuição ao INSS, mas para isso você precisará ter um vínculo de trabalho formal. É cedo ainda, dá para aguardar.

Também é importante poupar em outros instrumentos de longo prazo. O PGBL é um plano interessante, especialmente no modelo de tributação que você fez, o regime regressivo, pois as alíquotas de imposto de renda vão caindo gradativamente, até atingir o patamar de 10%, em 10 anos.

Você precisa ficar muito atento ao custo de administração anual e à taxa de carregamento. Não recomendo investimentos nesses produtos com taxas de administração acima de 1,2% ao ano. Também não gosto de planos com taxas de carregamento, que são taxas descontadas sobre cada aporte feito ao fundo. É possível encontrar produtos sem essa taxa.

* Fernando Meibak é sócio da consultoria Moneyplan, ex-diretor de gestão de investimentos do ABN-Amro Real e HSBC Brasil e autor do livro “O Futuro Irá Chegar! Você Está Preparado Financeiramente para Viver até os 90 ou 100 Anos?”.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario