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Rodobens cria seguradora para atuar em garantia estendida

Fonte: Gazeta Mercantil

O seguro de garantia estendida ganha mais um concorrente oficial neste mês, prazo final dado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) para que as empresas de serviços que vendem esse seguro se transformem em seguradora. Trata-se da Usebens Seguros, uma seguradora fundada pela terceira geração da família Verdi, do grupo Rodobens.

Segundo Marcella Finimundi Verdi Zago, uma das herdeiras do grupo e diretora financeira da nova seguradora, a seguradora é uma empresa à parte do conglomerado, que hoje possui uma corretora de seguros que atua com várias seguradoras (o grupo atua em vários segmentos, incluindo uma companhia de desenvolvimento imobiliário com ações negociadas no Novo Mercado da Bovespa). "Nosso foco é o setor automotivo, sem entrar na disputa por seguro automóvel".

A previsão é de que o investimento na seguradora chegará a R$ 10 milhões nos próximos três anos para adequar reservas técnicas e capital mínimo para regularizar a operação como seguro, segundo exigências da Susep. "É um bom investimento para uma empresa, mas já operávamos dentro do padrão exigido pela Susep. Acho que essa mudança no garantia torna o mercado mais sólido", disse. O investimento inicial em capital mínimo foi de R$ 3,6 milhões para que a seguradora possa operar com seguros de bens e em duas regiões, com sede no Rio. "O potencial deste mercado é grande e acreditamos que logo teremos de ampliar a nossa atuação", disse Marcella.

A Usebens operava como prestadora de serviços há sete anos, vendendo o seguro de garantia para automóveis, motos e caminhões. Tanto Marcella como Carlos Gustavo Zago, principal executivo da seguradora, estudaram nos EUA, especializando-se no Automotive Marketing, pela Northwood University. Lá tiveram contato com o produto, que em 2006 movimentou US$ 15 bilhões em prêmios. No Brasil, o segmento gira R$ 1 bilhão e tem a Garantech, da Unibanco AIG, com 80% das vendas. Neste ano, a estratégia é ampliar o faturamento anual, hoje em R$ 5 milhões, com a conquista de novos clientes.

No próximo ano a seguradora pretende lançar dois seguros inéditos no Brasil, sempre ligados ao concessionário. Ambos são populares nos EUA. O Gap Insurance traz como cobertura uma complementação do seguro principal do carro, com valores médios entre R$ 700 a R$ 5 mil. "Geralmente a seguradora paga a indenização do seguro com base no valor de mercado, com desvalorização, e sempre fica uma diferença para que o dono possa comprar um zero novamente", explicou. O outro seguro em desenvolvimento é o de franquia, que visa devolver o valor pago na franquia do seguro de carro para uso da cobertura de perda parcial.

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