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Crescimento do mercado de seguros estimula expansão das empresas de corretagem

Fonte: Paranashop

Aumentar o faturamento da empresa em 20% no período de um ano, intensificando as vendas de apólices para pessoa jurídica. Essa é a meta da Senzala Corretora de Seguros, de Curitiba, que acaba de inaugurar sua sede própria na capital. Além do investimento em infraestrutura, a corretora - fundada em 2004 para dar suporte à imobiliária na elaboração de seguros para os imóveis por ela administrados - aposta na ampliação da equipe de funcionários e em tecnologia.

O diretor da Senzala Corretora de Seguros, André Rocha Coutinho, conta que a reestruturação da companhia foi motivada pelo crescimento da demanda, que na empresa aumenta de 15% a 20% ao ano, acima da média geral do setor, cujo incremento da receita é de 10% ao ano. “Esse é um mercado promissor no país, apesar de todos os problemas na economia brasileira, como a alta carga tributária e o avanço da inflação. Existem muitas pessoas desassistidas ou que não são atendidas adequadamente”, analisa.

Ainda na avaliação do empresário, nos últimos dez anos, o setor se desenvolveu em termos de produtos e serviços, especialmente para a pessoa física. “Novos nichos de mercado surgiram, como o seguro de eventos. Outros que eram muito atrelados aos bancos, como o consórcio e a previdência, ganharam força na área privada. Além disso, as seguradoras melhoraram o suporte oferecido aos segurados e às próprias corretoras, o que favoreceu a adesão de clientes”, opina Coutinho.

Com a desvinculação física da Senzala Imóveis, a corretora de seguros pretende concentrar os esforços na ampliação da sua rede de relacionamentos, a partir de contatos derivados da sua atual carteira de clientes, consolidando-se no mercado de Curitiba. Hoje, de cada 10 novos negócios da companhia, três são por indicação. “Queremos fomentar os produtos empresariais, como os de responsabilidade civil profissional, de risco de engenharia e o seguro garantia, atendendo tanto as grandes empresas, como os profissionais liberais”, delimita Coutinho.

Para isso, a empresa optou pela criação de diferenciais competitivos e pela ampliação da equipe, dobrando o número de funcionários, com novas contratações na área administrativa e de vendas. Também foram implantadas novas estações de trabalho e parte dos recursos foi aplicado em tecnologia. A Internet será de alta velocidade, por meio do sistema de fibra ótica fornecida pela Companhia Paranaense de Energia (Copel).  

“Acreditamos que dispor de uma boa estrutura, com bons funcionários e condição de trabalho adequada, se traduz em satisfação do funcionário e maior produtividade, o que vai se refletir na prestação de um serviço mais assertivo, ágil e eficiente ao cliente”, defende Coutinho.

Se o cenário apresenta oportunidades, também é de grande concorrência. “O desafio é se aprimorar, se atualizar. Além disso, é importante diversificar a carteira de serviços, e consequentemente de clientes, para avançar em termos de rentabilidade. Abrir o leque de opções, gradativamente, explorando novos nichos de mercado e mantendo a qualidade no atendimento. Qualidade que se traduz na prestação de uma boa assessoria de venda, buscando soluções inovadoras para atender à real necessidade do cliente”, observa o diretor da Senzala Corretora de Seguros.

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