Breaking News

FenSeg reúne advogados e representantes do mercado de resseguros e seguros para debater avarias marítimas

Fonte: Sonho Seguro

O novo cenário das avarias marítimas no Brasil e no mundo é destaque durante o evento “O Seguro Marítimo no Século XXI – Regulação de Avarias Marítimas”, que será realizado pela Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) nesta quinta-feira, 15 de maio, em São Paulo. O encontro, em parceria com o Sindicato das Seguradoras e a Associação Internacional de Direito do Seguro (AIDA), reunirá cerca de 150 pessoas, entre advogados e representantes do mercado de seguros, resseguros, corretoras e corretores de seguro.

O palestrante, o ex-comandante e árbitro regulador de avarias Rucemah Leonardo Pereira abordará as novas tendências da pirataria de navios no mundo, além dos casos históricos de navios naufragados, como o Costa Concórdia, que naufragou em 2012, o Mol, que em 2013 se partiu em dois próximo a Mumbai, na Índia, além do sequestro do Maersk Alabama, atacado por piratas em 2009.

O presidente da comissão de seguro de transportes da FenSeg, Paulo Robson Alves, que fará a abertura do evento, destacou que o debate vem somar com as práticas atuais do mercado brasileiro, mas ressalta que há muito o que ser atualizado. “Os riscos mudaram e os conceitos de análise de risco não mudaram. O mercado segurador deve dar um próximo passo e incluir em seus debates temas como pirataria e colisão de navios”, explica.

Hoje, segundo o executivo, as importações marítimas têm baixa sinistralidade: cerca de 30%. Segundo ele, o Brasil vive um momento diferenciado, já que há maior investimento nos portos e um alto volume de cargas vindo para o país por conta dos grandes eventos. “A expectativa é que haja uma maior eficiência dos portos, o que faz com que os custos caiam, tornando o Brasil um lugar atrativo para aportar mercadorias”, destaca.

Serviço:

O Seguro Marítimo no Século XXI – Regulação de Avarias Marítimas

Data: 15/05/2014 (quinta-feira) – Horário: 9h15 às 11h30

Local: Auditório do Sindicato das Seguradoras de São Paulo (Av. São João, 313 – 6º andar – São Paulo; SP)

Inscrições: eventos@fenseg.org.br

Programação:

9h15: Welcome Coffee

9h30: Abertura – Paulo Robson, presidente da comissão de seguro de Transportes da FenSeg e representante da Zurich Seguros; André Lira, presidente da subcomissão de sinistros de transportes e representante da BBMapfre; e Darcio Mota, presidente do GNT-Transportes da AIDA Brasil.

10h: Palestra – Comandante Rucemah Leonardo Pereira

11h30: Considerações finais

Sobre a FenSeg: Criada em 2007 para compor o novo modelo de representação institucional do mercado segurador brasileiro, a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), uma das federações da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), está voltada para o desenvolvimento das atividades específicas dos ramos de seguros do segmento denominado “seguros de danos”. A Federação possui 68 associadas, que atuam em todas as carteiras do segmento. Os trabalhos da FenSeg concentram-se, principalmente, nas comissões técnicas que discutem melhorias para cada uma das carteiras do segmento. Atualmente, onze comissões estão ativas e são presididas por representantes das seguradoras associadas.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario