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Sites de cotação: risco para os corretores

Fonte: VTN Comunicação

Este foi um dos temas abordados pelo presidente da Porto Seguro, Fabio Luchetti, em almoço realizado pelo Clube dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro em sua homenagem. A programação tem levado informação, conhecimento e promovido mobilização em prol da categoria

 

Em sua análise sobre tendências e oportunidades do Mercado Segurador Brasileiro Fábio Luchetti, presidente da Porto Seguro, mostrou aos participantes os principais aspectos das tendências hoje existentes no mundo, entre as quais, destacamos: busca pelo simples (iPhone), responsabilidade educacional e ética sobre o meio ambiente (decisões e escolha de consumo e das empresas pelo viés ecológico); inversão da base da pirâmide  populacional (bônus demográfico existente no Brasil. Maior concentração de pessoas entre 16 e 64 anos).

 

E ainda, busca pela proteção e influência das mulheres no consumo. Cerca 66% das decisões de consumo passam pelas mãos femininas, o que corresponde a R$ 1,3 trilhão por ano; tendência também da população de viver em subgrupos ou clãs, como por exemplo, terceira idade, viver bem, etc.

 

Essa enorme variedade de tendências e seus reflexos irá criar o consumidor Omni-Channel (que deseja encontrar à sua disposição todos os tipos de canais e contatos). “Mas o autoatendimento não substitui os demais contatos pessoais”, alerta Luchetti, citando a desastrosa experiência inglesa de criação de inúmeros sites de cotação de preços que acabaram induzindo o consumidor a tomar decisões com base exclusivamente no custo do seguro. Os ingleses diminuíram a percepção do valor do corretor de seguros, que foram fortemente impactados naquele país. “Eles negligenciaram o corretor de seguros, e não perceberam que estes profissionais não são somente vendedores de seguros e sim empresários”, afirmou. Sem contar que o consumidor britânico perdeu em qualidade dos serviços.

 

“Hoje existem 23 mil corretores cadastrados e 93% dos seguros realizados no Brasil passam pelas mãos dos corretores de seguros”, afirma. Cerca de 70 a 80% dos corretores de seguros brasileiros estão entre os pequenos e médios corretores. Por isso, Luchetti alertou os corretores de seguros para cobrarem das seguradoras um alinhamento entre a comercialização via internet e os corretores de seguros, lembrando que aqui na América do Sul, o Chile tem atualmente 30% dos seguros na mão de uma loja de varejo do tipo Magazine Luiza.

 

Quando indagado pelo presidente do Clube dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro, Jayme Torres, se a Porto Seguro tinha algum projeto de vendas online com a participação do corretor, Luchetti afirmou que “já existe um projeto piloto da companhia em São Paulo e se essa experiência tiver êxito, será implantada em todo o Brasil”.

 

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