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Aumenta a relevância das PMEs

Fonte: Valor Econômico

Por Inaldo Cristoni | Para o Valor, de São Paulo
 
  Simon Plestenjak/ValorThomas Batt, da RSA: oferta para auxiliar as pequenas e médias empresas.

As seguradoras pretendem ampliar a presença na faixa das pequenas e médias empresas, que consideram cada vez mais relevantes para os negócios do setor. A estratégia para explorar o potencial desse mercado, que em grande parte não possui cobertura de seguro, consiste na oferta de produtos de fácil contratação, preços acessíveis e com coberturas que atendem demandas específicas de cada atividade.

A Bradesco Seguros, que já atende agências de viagem, escritórios de advocacia, de contabilidade e de arquitetura, além de bares, restaurantes e lavanderias, vem registrando uma grande procura por seguro patrimonial e saúde suplementar nessa faixa do mercado. Um de seus produtos, o Bradesco Seguro Empresarial, pode ser contratado a partir de R$ 350,00 por ano, com cobertura de incêndio, raio e explosão e R$ 100 mil de indenização.

Segundo Marco Antonio Gonçalves, diretor gerente comercial da companhia, na área de saúde suplementar a carteira de pequenas e médias empresas registrou, no primeiro semestre, crescimento superior a 37% em faturamento e acima de 22% em número de beneficiados, superando 830 mil vidas, em comparação ao mesmo período do ano passado.

O crescimento do mercado segurador deve-se à conscientização das pessoas e das empresas dos benefícios de se contar com a garantia do seguro, avalia Gonçalves. "Temos observado um crescente interesse de pequenos e médios empresários por apólices, tanto na proteção do patrimônio quando para retenção de mão de obra qualificada", diz.

Com uma linha de produtos personalizados para cada atividade, a Yasuda Seguros planeja um crescimento 15% nessa faixa do mercado no próximo ano, aumentando de 30% para quase 35% a participação dos pequenos e médios empreendimentos nos negócios da companhia, que soma atualmente 100 mil clientes na carteira de seguro empresarial. O plano para atingir esse objetivo consiste em identificar as atividades com maior demanda e formatar ofertas com cobertura básica (incêndio, queda de raio e explosão) e coberturas acessórias definidas junto aos corretores. "As coberturas acessórias mais contratadas são danos elétricos, vendaval e roubo", informa Leandro Poli, diretor técnico da área de seguros patrimoniais da Yasuda Seguros.

Até o momento, a companhia tem ofertas para hotel e pousada, padarias, bares e restaurantes, escritórios e consultórios, concessionárias, indústrias de metal e de calçados. Em abril, foi lançado o seguro Yasuda Salões de Beleza, que possui coberturas exclusivas contra danos aos clientes e a opção de ampliar a proteção com mais 12 itens adicionais. Para os estabelecimentos que dispõem de serviços de manobristas, o seguro também cobre sinistros ocorridos entre o salão e o estacionamento.
O potencial do mercado fez a RSA Seguros montar uma estrutura dedicada ao atendimento das pequenas e médias empresas, composta por um time de 70 profissionais. Além disso, a companhia trabalha com uma rede de 500 corretores especializados nessa clientela. No ano passado, a base de clientes dessa faixa cresceu 20%, para 20 mil segurados de diversos ramos de negócio.

Thomas Batt, CEO da companhia, diz que a estratégia adotada para essa área associa a venda de seguros de vida, empresarial e de automóveis à oferta de diversos tipos de serviços. O executivo cita como exemplos, a manutenção de porta de aço no comércio, limpeza de ar condicional, troca de vidro e verificação de vazamentos. "Estamos saindo do seguro tradicional e entrando com a oferta de serviços para auxiliar as pequenas e médias empresas no seu dia a dia", afirma.

A Tokio Marine Seguradora, que planeja fortalecer a sua atuação no segmento das pequenas e médias empresas para atingir o objetivo de crescer de 10% a 15% ao ano no Brasil entre 2015 e 2017, desenvolve produtos com cobertura e serviços personalizados para nichos de mercado, que permitem aos clientes a contratação de apólice sob medida.

Duas ofertas - uma para instituições de ensino e outra para clínicas e consultórios - já estão disponíveis no mercado e uma terceira, para escritórios, será lançada ainda este ano. Felipe Smith, diretor executivo de produtos de pessoa jurídica, diz que a meta é lançar de quatro a cinco produtos por ano para suprir o mercado. "Nós estimamos que 70% das pequenas e médias empresas não contratam seguros".

Já a Icatu Seguros optou pela oferta de produtos padronizados, para facilitar a contratação pelos clientes. A abordagem na faixa das pequenas e médias empresas começou em 2012. O seguro Contrate Fácil Vida, por exemplo, já foi adquirido por 618 empresas, totalizando 15 mil vidas, enquanto o Contrate Fácil Previdência contabiliza uma base de 18 empresas, com mais de 250 participantes. Este ano, a companhia lançou um seguro para profissionais liberais.
 

 

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