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Queda na venda de veículos afeta o setor

Fonte: Valor Econômico

Por Inaldo Cristoni | Para o Valor, de São Paulo
 
  Marcelo Sebastião, da Porto Seguro: companhia mantém 196 centros de atendimento a clientes em todo o Brasil.

O ritmo de crescimento do mercado de seguros de automóveis este ano deve ser menor que o de 2013, por causa da retração das vendas domésticas de veículos novos, principal vetor dos negócios do setor. Em vez de expansão de dois dígitos, como ocorreu no exercício passado, as seguradoras projetam incremento de apenas um dígito em 2014.

Dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) indicam arrecadação de janeiro a agosto deste ano de R$ 20,180 bilhões, expansão de 4,8% em relação ao mesmo período do exercício passado. O resultado é inferior aos 20,4% obtidos entre janeiro a agosto de 2013 sobre igual período de 2012.

Considerando que as margens são estreitas, o fato de ter havido um realinhamento médio de 10% a 15% nos preços dos prêmios e a expansão das vendas de veículos seminovos, a expectativa é de um acirramento da concorrência no já disputado mercado de seguros de automóveis nos meses que restam de 2014, com as seguradoras oferecendo mais novos serviços e facilidades aos seus produtos, para reter e ampliar a base de clientes.

Além de renovar a cesta de serviços, com a inclusão de benefícios tais como quilometragem ilimitada e mais dias para carro reserva, a Bradesco Seguros adotou um novo modelo de precificação do seguro e unificou canal de relacionamento com os corretores de todos os ramos. Com isso, conseguiu aumentar em 200 mil a base de segurados, que soma agora 1,7 milhão de clientes. "A nossa projeção é terminar o ano com crescimento de 30% a 32% em prêmios em relação a 2013", afirma Saint Clair Pereira Lima, diretor de Auto/RE da companhia. De janeiro a agosto, a arrecadação foi de R$ 2,8 bilhões.

A SulAmérica está investindo na expansão do portfólio de produtos e na melhoria dos processos operacionais. Em maio foi lançada a Franquia Flex, que permite ao segurado escolher o valor da franquia mais adequado ao seu perfil. A companhia já registrou 12% de adesão à nova oferta. Outro objetivo é dar agilidade ao pagamento de sinistros, que pode ser feito em até cinco dias em casos de roubos e furtos e indenização integral por colisão.

Com uma fatia de 9,8% do mercado de seguros de automóveis, a SulAmérica fechou o primeiro semestre com uma carteira de 1,5 milhão de veículos segurados e prêmios de R$ 1,5 bilhão. "Não tivemos surpresas com os números relativos ao primeiro semestre, que foi muito bom", comenta Eduardo Dal Ri, diretor de autos e massificados da companhia, que cresceu 8,8% no período em comparação a janeiro e junho de 2013.

Para ganhar mais espaço no mercado, a HDI Seguros decidiu reforçar a sua presença no Rio de Janeiro. A companhia, que já havia aberto escritório em Campos dos Goytacazes e em Niterói, inaugurou uma filial na Barra da Tijuca, zona oeste da capital fluminense. Faz parte dos planos, também, aumentar de 60% para 75% o total de sinistros atendidos nas suas 45 centrais Bate-Pronto. Usado pelos corretores, o sistema HDI Digital é outra aposta para impulsionar os negócios. A ferramenta tem mais de 60 mil usuários cadastrados.

"Com essas três frentes, temos conseguido crescer mais que o mercado", afirma Murilo Riedel, vice-presidente técnico da HDI Seguros, que ocupa fatia de 7,5% do mercado de seguros de automóveis e teve aumento de 12,8% na arrecadação de prêmios, para R$ 1,249 bilhão, no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do exercício passado.

A Generali tem dado ênfase ao controle dos custos e aumento da produtividade com o objetivo de reter a carteira de clientes. "Serviço bem prestado aos clientes atuais é a porta de entrada para a expansão da carteira", acredita Fernando Cheade, diretor de riscos patrimoniais massificados da companhia. No ramo de automóveis, que representa 63% do faturamento total, a seguradora contabiliza 340 mil segurados e obteve crescimento de quase 6% na emissão de prêmios entre janeiro e agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2013.

Líder no mercado de seguros de automóveis, com 2,2 milhões de veículos segurados, market share de 13,6% e arrecadação de R$ 2,751 bilhões em prêmios no acumulado de janeiro a agosto, a Porto Seguro pretende aumentar em 20% no próximo ano a sua rede de serviços automotivos, nas quais os clientes podem fazer manutenção preventiva e corretiva dos veículos. Atualmente, há 196 centros de atendimento ativos no Brasil. "O serviço é cobrado, mas quem tem o cartão de crédito Porto Seguro pode parcelar em até dez vezes sem juros", diz Marcelo Sebastião, diretor de auto da companhia.

A taxa de sinistralidade da Porto Seguro cresceu oito pontos percentuais, para 55,4%. Em fevereiro, foi lançado um programa que estimula direção segura entre os jovens de 18 a 24 anos. Quem adere ganha um desconto de 30% na contratação de seguro. A companhia não tem dados sobre a redução de sinistros em decorrência do programa, mas de acordo com Sebastião, as vendas de seguro dobraram depois de seu lançamento.

 

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