Breaking News

Confiança do setor volta a cair

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

O Índice de Confiança e Expectativas do Setor de Seguros (ICSS) voltou a cair em outubro, para 73,1 pontos, ante 78,7 pontos em setembro. “Os rumos da economia brasileira e as dúvidas com relação às novas medidas do governo reeleito ainda são fatores de preocupação para as companhias”, aponta o relatório da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), responsável pelo índice que mede o humor das seguradoras, resseguradoras e das grandes corretoras de seguros.

Segundo o coordenador técnico do estudo, Francisco Galiza, em outubro, o pessimismo cresceu entre
as empresas do setor de seguros, com o índice dos seguradores (Ices) tendo o seu menor valor em dois anos (76,9 pontos). Mas desconfiança mais acentuada em outubro foi manifestada pelo segmento da corretagem de seguros (69,4 pontos), seguido do resseguro (73,1 pontos), ambos bem mais afastados dos 100 pontos, o que indica insatisfação.

Na pesquisa da Fenacor, entre os resseguradores, 83% disseram que a situação da economia brasileira
tende a piorar ou a piorar muito daqui a seis meses. Já a parcela dos seguradores, com o mesmo tipo de avaliação, cai para 65% e fica em 72% na visão dos corretores.

Receita e lucro

Quanto ao avanço do faturamento, a análise dos respectivos segmentos aponta para um quadro de estagnação nos próximos seis meses. Para 57% dos seguradores, tudo fica igual, opinião compartilhada por 58% dos resseguradores. Já entre as corretoras, 44% veem a continuidade do quadro atual, enquanto outros 40% acham que a tendência é piorar. A maioria dos corretores (52%) também aposta que a rentabilidade do negócio ficará pior. Seguradores, na proporção de 54%, e resseguradores (50%) creem que a situação permanecerá a mesma até março.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario