Breaking News

Vazamento é problema recorrente na assistência à moradia

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

}Estudo da Liberty Seguros constatou que os problemas nos sistemas de encanamento das moradias brasileiras, como, por exemplo, vazamentos e infiltrações, foram responsáveis pela maioria (37,2%) dos 15,8 mil acionamentos feitos pelos segurados aos serviços emergenciais de assistência à residência, entre janeiro e julho deste ano. “São problemas que trazem transtornos porque em alguns casos é necessário quebrar paredes ou pisos para realizar a manutenção”, conta a gerente de Seguro de Residência da companhia, Vilma Monteiro.

O levantamento analisou outras causas frequentes que trazem transtornos aos moradores. Os danos causados por vazamentos são seguidos de problemas com eletroeletrônicos, eletrodomésticos e ar condicionado das residências. Dos 15,8 mil serviços de assistência residencial solicitados até julho, 24,7% foram para reparos destes equipamentos. “Muitas vezes os danos aos equipamentos são causados devido ao desgaste ou até mesmo à oscilação de energia”, diz a executiva.

O terceiro mais frequente incidente nas residências é o dano elétrico: 20,3% dos serviços realizados foram para troca e reparo na rede elétrica, troca de fusível, disjuntor e chuveiro, entre outros. “Os danos elétricos nas residências ocorrem devido à falta de manutenção preventiva, fiação envelhecida e também à oscilação de energia da rede externa, principalmente em dias chuvosos, gerando uma alta demanda por serviços de eletricista”, afirma Vilma Monteiro.

Outras demandas

Os demais incidentes que aconteceram nas residências foram para serviços de chaveiro (5,3%), cobertura provisória de telhado (1,7%), desentupimento (1,4%) e retorno para conclusão de serviços (6,8%). E as demais solicitações de serviços (2,6%) foram, entre outras, de marceneiro, vidraceiro e limpeza.

O estudo mostra também que São Paulo é o estado com o maior número de solicitações de serviços para reparos emergenciais nas residências: 31% das chamadas. Em segundo lugar ficou o Paraná com 29,7%, seguido de Santa Catarina, com 8,6%, e Minas Gerais, com 7%.

O seguro residencial é um dos que mais crescem no mercado. Pelos últimos dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), relativos a setembro, a carteira avançou no mês 12%, ao atingir receita de R$ 190,1 milhões. Responsável por cerca de 18% de todo o faturamento dos chamados seguros patrimoniais, o produto aumentou no acumulado do ano 11%, aos R$ 1,713 bilhão.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario