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EUA: Motoristas mais jovens estão dispostos a partilhar sua privacidade para ter seguro mais barato

Fonte: Autoblog

Uma pesquisa nos EUA revelou que motoristas mais jovens estão dispostos a partilhar seus dados de condução e preferências para obter descontos em seguros. Em torno de 85% dos condutores entre 18 e 29 anos não fazem reservas quanto ao dar informações pessoais, enquanto 15% se preocupam com sua privacidade.

Nos EUA existe uma modalidade de seguro que dá descontos nos prêmios em troca de dados que deixem as seguradoras mais confiantes. Elas querem conhecer os hábitos dos motoristas e assim traçar um perfil dos mesmos, o que facilita a concessão de seguros mais baratos para quem compartilha seu dia a dia.

No entanto, consumidores mais velhos não parecem tão dispostos a partilhar seus dados, pois acham isso uma invasão de privacidade e 27% deles – na faixa entre 50 e 64 anos – preferem evitar esse tipo de seguro. Quem aceita, pode ter descontos de até 30% no prêmio.

O chamado “seguro com base no uso” é bastante atrativo para condutores novos, cujos seguros são naturalmente mais altos por causa da pouca experiência. Para as seguradoras, o risco é menor com maior conhecimento sobre os clientes. A pesquisa revelou que de modo geral, o número de condutores que acreditam que este tipo de seguro é uma ameaça caiu de 25% para 20% nos últimos anos, enquanto 26% afirmam desconhecer esse tipo de proteção privada.

Mas como é feito?

Dependendo da seguradora, um dispositivo de rastreamento é instalado no carro via porta OBD2 ou através de apps de multimídia, transferindo assim dados de condução do motorista e do veículo para uma central. Vários dados são analisados, sendo basicamente dia e hora das viagens, aceleração, frenagem, localização, distância percorrida, entre outros.

Há vários programas de seguro com base no uso e acredita-se que 1% de todos os motoristas dos EUA estejam incluídos nessa categoria. Os dados também são repassados para outras seguradoras e para as montadoras, que assim traçam estratégias de marketing para buscar clientes nesse segmento.

No entanto, muitos estão preocupados com o uso de dados pessoas de clientes segurados dessa forma e pedem maior vigilância e transparência sobre o uso dessas informações. Ainda assim, praticamente todos os carros nos EUA utilizam as chamadas “caixas-pretas”, que enviam dados de desempenho do veículo direto para o fabricante. De qualquer forma, com ou sem seguro por uso, o motorista é monitorado.

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