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Máquinas também podem ser seguradas

Fonte: Diário do Comércio

Proteger máquinas e equipamentos contra danos e acidentes é uma preocupação constante da indústria, porém os seguros oferecidos no Brasil ainda tem coberturas pouco especializadas. Normalmente aparece como complementar no seguro de engenharia.

Atenta a essa demanda, a QBE Brasil, braço da multinacional de seguros australiana QBE, adaptou um produto da sua matriz para o mercado local. Batizado de QBE Max, o seguro de máquinas e equipamentos é voltado especialmente para os setores de mineração e construção. Segundo o superintendente comercial da QBE Brasil, Pedro Gutemberg, a flexibilidade é o maior diferencial oferecido. "O seguro é feito por seções. Dessa forma o cliente pode montar a cobertura que precisa, de acordo com suas características e necessidades, sem gastar dinheiro com aquilo que não vai usar", explica Gutemberg.

O seguro proposto pela QBE cobre o equipamento em si e sua utilização, portanto é focado nos equipamentos e não na obra. Estão incluídas coberturas para máquinas de locação - danos materiais, equipamentos específicos ou apólice aberta, sublocação de máquinas, quebra de máquinas -, falhas mecânicas, responsabilidade civil - lesões físicas e danos materiais, cobertura em trãnsito -, proteção financeira - perda de renda e aumento do custo de operação, proteção de pagamentos do leasing -, danos à máquina - danos e perdas físicas inesperadas, transferência de cobertura para a máquina substituta, cobertura em trânsito.

Minas Gerais, pelas próprias características da economia, deve ser um grande mercado para o novo modelo de seguros. Além da Região Metropolitana de Belo Horizonte, outras regiões industriais do Estado devem ser atendidas pelos corretores da Capital.

No mercado há menos de um ano, o QBE Max ainda está em fase de lançamento e a expectativa é que em 2015 é que a venda seja quadruplicada. "Existe um vasto mercado a ser explorado. De outro lado, temos a saída de várias seguradoras do segmento de engenharia. Este é o momento para o lançamento de produtos inovadores", destaca o superintendente comercial.

Atuação - Dentro da diretriz de inovação há dois anos a empresa lançou o primeiro seguro pet no Brasil e acaba de colocar no mercado o seguro auto simplificado, com foco na cobertura de furto e roubo. "Temos uma classe que ascendeu ao consumo e que agora precisa assegurar os bens adquiridos. Concebemos esse produto pensando naqueles que terão sua primeira experiência com a compra de seguros. Neste modelo, que também é flexível, ele pode começar com uma versão mais barata e simples e ir colocando itens combinando necessidade e preço", completa o executivo.

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