Breaking News

Os 5 riscos mais temidos pelos gerentes de riscos

Fonte: Sonho Seguro

O gerenciamento de risco é algo que se torna cada dia mais importante no mundo globalizado. Mas o tema precisa ganhar mais espaço dentro das empresas. Estudo divulgado pelo grupo Allianz, “Allianz Risk Barometer 2015″, revela os cinco riscos mais temidos por 500 gerentes de riscos de 47 países. Segundo 46% dos entrevistados, a interrupção da cadeia de negócios é o risco mais temido e que mais pode trazer perdas para o grupo para o qual trabalham.Para 30%, as catástrofes naturais são o que mais preocupam os acionistas. Cerca de 27% têm como principal preocupação incêndios e explosões; 18% temem as mudanças regulatórias e 17% citaram o risco cibernético como maior risco em 2015.

No entanto, com a rapidez da globalização da economia, o risco muda ao longo dos anos. De acordo com a UNCTAD , nos últimos 50 anos o número de empresas multinacionais cresceu exponencialmente a partir de 7000 para quase 104 mil, podendo chegar a mais de 140 mil em 2020.

Neste estudo publicado no portal da Allianz, os gestores de riscos afirmam que nos próximos 5 anos e nos próximos 10 anos, as preocupações terão um peso diferente. Interrupção de negócios passa a ser o último do ranking dos cinco mais temidos. A mudança climática é o item que mais preocupa no longo prazo.

Nos próximos cinco anos, os riscos apontados pelos gestores são Riscos cibernéticos (37%); Comoção social e guerra (21%); Catástrofe natural (19%); Terrorismo (15%); Interrupção de negócios (11%). Já no longo prazo, no período entre 5 e 10 anos, mudança climática e catástrofes passam a liderar o ranking, com 19%, seguido por Comoção social e guerra (18%), riscos com avanço tecnológico (17%) e riscos cibernéticos (15%).

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario