Pesquisa de FENACOR: Mercado volta a ficar pessimista
Mercado volta a ficar pessimista diante das dificuldades na economia
O Índice de Confiança e Expectativas do Setor de Seguros (ICSS), calculado a partir de pesquisa realizada pela FENACOR, teve queda em janeiro, para 81,1%, ficando 1,8 ponto percentual abaixo dos 82,9% apurados em dezembro do ano passado.
Já o ICES – Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras – interrompeu a sua trajetória de alta registrada nos últimos dois meses. O valor caiu de 86,4 para 81,4.
Os corretores de seguros também estão mais pessimistas, como mostra a queda de 87,6% para 84,6% do ICGC, que indica o grau de expectativa das grandes corretoras de seguros.
Apenas o ICER, que mede o grau de confiança dos resseguradores, apresentou crescimento entre os dois períodos comparados, subindo de 75,3% para 77,5%.
Segundo o coordenador técnico do estudo, Francisco Galiza, o principal motivo para esse comportamento foi a expectativa pessimista quanto ao futuro da economia brasileira nos próximos seis meses. “No mês de janeiro, as consequências derivadas da seca no país estão cada vez mais relevantes”, frisa.
Veja, abaixo, a variação dos indicadores entre setembro/2014 e janeiro/2015:
Indicador | Set.14 | Out.14 | Nov.14 | Dez.14 | Jan.15 |
ICES | 79,9 | 76,9 | 84,3 | 86,4 | 81,4 |
ICER | 82,7 | 73,1 | 75,1 | 75,3 | 77,5 |
ICGC | 73,9 | 69,4 | 80,5 | 87,6 | 84,6 |
ICSS | 78,7 | 73,1 | 79,9 | 82,9 | 81,1 |
2) Expectativas para daqui a 6 meses
a) Crescimento da Economia Brasileira
Avaliação (%) | Seguradoras | Corretoras | Resseguradoras |
Muito Melhor | 0 | 0 | 0 |
Melhor | 4 | 0 | 0 |
Igual | 29 | 50 | 40 |
Pior | 57 | 40 | 40 |
Muito Pior | 10 | 10 | 20 |
Total | 100 | 100 | 100 |
b) Rentabilidade do seu setor
Avaliação (%) | Seguradoras | Corretoras | Resseguradoras |
Muito Melhor | 0 | 0 | 0 |
Melhor | 12 | 20 | 10 |
Igual | 57 | 45 | 40 |
Pior | 31 | 35 | 50 |
Muito Pior | 0 | 0 | 0 |
Total | 100 | 100 | 100 |
c) Faturamento do seu setor
Avaliação (%) | Seguradoras | Corretoras | Resseguradoras |
Muito Melhor | 0 | 0 | 0 |
Melhor | 8 | 20 | 10 |
Igual | 69 | 45 | 70 |
Pior | 24 | 35 | 20 |
Muito Pior | 0 | 0 | 0 |
Total | 100 | 100 | 100 |
4) Sobre o ICSS
- O ICSS é um indicador mensal que mede a confiança do setor de seguros. Esse indicador é o resultado de três variáveis: ICES (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras), ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras) e ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras).
- Todo final de mês são enviadas perguntas de múltipla escolha, em que executivos das empresas respondem sobre o que esperam que aconteça nos próximos seis meses, com relação a algumas variáveis relevantes do setor. Ao todo, aproximadamente 100 companhias são entrevistadas.
- Embora todas as perguntas sejam de caráter institucional, as respostas das companhias não são divulgadas individualmente.
- No seu cálculo, o indicador leva em conta três aspectos: economia brasileira, faturamento e rentabilidade de cada um dos setores citados.
- A partir dessas informações, e após cálculos estatísticos, é definido esse índice, cujo valor varia de 0 a 200. O número 100, que divide o índice ao meio, sinaliza que a expectativa atual é que a situação permaneça a mesma no futuro. Quanto maior o valor, mais otimista está o segmento.
- O ICSS é divulgado na primeira semana de cada mês, tomando como referência os dados obtidos em pesquisa realizada na última semana do mês anterior.
- Essa metodologia segue um padrão similar ao existente em Indicadores de Confiança de outros setores econômicos – por exemplo, Índice McKinsey, Índice Fecap (IFECAP), Índice de Confiança do Comércio (ICEC), Índice de Confiança da Indústria (ICI), etc.
- Com o objetivo de mensurar com precisão a evolução das expectativas, as perguntas usadas no cálculo do ICSS são repetidas mensalmente.
- Em termos econômicos, o ICSS tem três objetivos principais: permitir a comparação com outros indicadores similares; tornar-se uma fonte teórica e acadêmica; e o próprio segmento avaliado e seus setores relacionados passam a compreender as expectativas atuais e, assim, podem entender melhor esse mercado e fazer com mais acuida
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