Breaking News

Moody’s: Classificação de seguradoras do Itaú pode ser rebaixada

Fonte: Valor Econômico

NOVA YORK  -  A Moody’s Investors Service (MIS) colocou em revisão para possível rebaixamento o rating Baa1 de força financeira de seguradoras (IFS) em escala global em moeda local do Itaú Seguros e Itaú Vida e Previdência. A revisão segue o anúncio da Moody’s, feito na última quarta-feira, de sua revisão para possível rebaixamento dos ratings dos depósitos em moeda local e os ratings de dívida da controladora das seguradoras, o Itaú Unibanco SA. Os ratings Aaa.br IFS na escala nacional brasileira das duas seguradoras foram afirmados.

De acordo com Diego Kashiwakura, analista de seguro da Moody’s, os ratings IFS Baa1 do Itaú Seguros e Itaú Vida e Previdência se beneficiam atualmente de um nível de classificação de elevação acima de seus perfis de crédito Baa2 autônomos, o que reflete a sua estreita integração com – e sob fiscalização – do banco controlador, portanto, uma redução dos ratings do controlador, que estão atualmente apenas um degrau acima dos perfis de crédito autônomos das seguradoras, provavelmente resultaria em um rebaixamento da nota das seguradoras. Os perfis de crédito autônomo das seguradoras refletem a sua marca bem reconhecida, bom risco de produto e de liquidez e sólida rentabilidade e capitalização.

Entre os fatores que podem levar a um rebaixamento dos ratings das seguradoras estão: um rebaixamento dos ratings do Itaú Unibanco e do Itaú Holding; a redução da nota de rating de títulos do governo do Brasil ou a deterioração no ambiente operacional para o negócio de seguro do país; a alienação pelo Itaú Unibanco ou o reduzido apoio do controlador; e a sustentada deterioração da adequação de capital das empresas, a qualidade dos ativos e a rentabilidade.

No contexto da atual revisão para possível rebaixamento, uma elevação da nota é improvável, mas os ratings das seguradoras podem ser confirmadas em caso de confirmações dos ratings do Itaú Unibanco SA e do Itaú Unibanco Holding.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario