Breaking News

Pesquisa FENACOR apura que corretores e seguradores temem queda da rentabilidade

Fonte: Fenacor

O Índice de Confiança e Expectativas do Setor de Seguros (ICSS), calculado a partir de pesquisa realizada pela FENACOR, despencou para 70,9% em fevereiro, ficando 10,2 pontos percentuais abaixo dos 81,1% apurados em janeiro.

Já o ICES – Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras – atingiu o seu mínimo histórico, 27 meses após a sua criação. Em fevereiro de 2015, o índice foi 71,7%, bem abaixo dos 81,4% registrados no mês anterior. 

Os corretores de seguros também continuam pessimistas, como mostra a queda de 84,6% para 74,5% do ICGC, que indica o grau de expectativa das grandes corretoras de seguros, nos dois meses comparados. 

Até mesmo o ICER, que mede o grau de confiança dos resseguradores e vinha apresentando crescimento, voltou a cair, de 77,5% para 66,7% entre janeiro e fevereiro.

Segundo o coordenador técnico do estudo, Francisco Galiza, o principal motivo para esse comportamento desfavorável é a preocupação das empresas quanto ao futuro da economia brasileira nos próximos seis meses. “Além disso, há pessimismo também quanto à evolução do faturamento futuro das seguradoras”, observa Galiza.

De fato, a pesquisa apurou que, para 60% dos corretores de seguros e 41% dos seguradores entrevistados, haverá queda da rentabilidade nos próximos meses.

Veja, abaixo, a variação dos indicadores entre outubro/2014 e fevereiro/2015:

Indicador
Out.14
Nov.14
Dez.14
Jan.15
Fev.15
ICES
76,9
84,3
86,4
81,4
71,7
ICER
73,1
75,1
75,3
77,5
66,7
ICGC
69,4
80,5
87,6
84,6
74,5
ICSS
73,1
79,9
82,9
81,1
70,9

            2) Expectativas para daqui a 6 meses

            A seguir, a distribuição percentual das respostas, com relação a cada um dos setores analisados.

            a) Crescimento da Economia Brasileira
Avaliação (%)
Seguradoras
Corretoras
Resseguradoras
Muito Melhor
0
0
0
Melhor
2
5
0
Igual
16
20
19
Pior
62
65
56
Muito Pior
20
10
25
Total
100
100
100



            b) Rentabilidade do seu setor
Avaliação (%)
Seguradoras
Corretoras
Resseguradoras
Muito Melhor
0
0
0
Melhor
12
15
0
Igual
47
25
50
Pior
41
60
50
Muito Pior
0
0
0
Total
100
100
100

            c) Faturamento do seu setor
Avaliação (%)
Seguradoras
Corretoras
Resseguradoras
Muito Melhor
0
5
0
Melhor
8
5
0
Igual
51
50
62
Pior
41
40
38
Muito Pior
0
0
0
Total
100
100
100



        4) Sobre o ICSS

- O ICSS é um indicador mensal que mede a confiança do setor de seguros. Esse indicador é o resultado de três variáveis: ICES (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras), ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras) e ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras).
- Todo final de mês são enviadas perguntas de múltipla escolha, em que executivos das empresas respondem sobre o que esperam que aconteça nos próximos seis meses, com relação a algumas variáveis relevantes do setor. Ao todo, aproximadamente 100 companhias são entrevistadas.
- Embora todas as perguntas sejam de caráter institucional, as respostas das companhias não são divulgadas individualmente.
- No seu cálculo, o indicador leva em conta três aspectos: economia brasileira, faturamento e rentabilidade de cada um dos setores citados.
- A partir dessas informações, e após cálculos estatísticos, é definido esse índice, cujo valor varia de 0 a 200. O número 100, que divide o índice ao meio, sinaliza que a expectativa atual é que a situação permaneça a mesma no futuro. Quanto maior o valor, mais otimista está o segmento.
- O ICSS é divulgado na primeira semana de cada mês, tomando como referência os dados obtidos em pesquisa realizada na última semana do mês anterior.
- Essa metodologia segue um padrão similar ao existente em Indicadores de Confiança de outros setores econômicos – por exemplo, Índice McKinsey, Índice Fecap (IFECAP), Índice de Confiança do Comércio (ICEC), Índice de Confiança da Indústria (ICI), etc.
- Com o objetivo de mensurar com precisão a evolução das expectativas, as perguntas usadas no cálculo do ICSS são repetidas mensalmente.
- Em termos econômicos, o ICSS tem três objetivos principais: permitir a comparação com outros indicadores similares; tornar-se uma fonte teórica e acadêmica; e o próprio segmento avaliado e seus setores relacionados passam a compreender as expectativas atuais e, assim, podem entender melhor esse mercado e fazer com mais acuidade as suas previsões.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario