Pesquisa FENACOR apura que corretores e seguradores temem queda da rentabilidade
Fonte: Fenacor
O Índice de Confiança e Expectativas do Setor de Seguros (ICSS), calculado a partir de pesquisa realizada pela FENACOR, despencou para 70,9% em fevereiro, ficando 10,2 pontos percentuais abaixo dos 81,1% apurados em janeiro.
Já o ICES – Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras – atingiu o seu mínimo histórico, 27 meses após a sua criação. Em fevereiro de 2015, o índice foi 71,7%, bem abaixo dos 81,4% registrados no mês anterior.
Os corretores de seguros também continuam pessimistas, como mostra a queda de 84,6% para 74,5% do ICGC, que indica o grau de expectativa das grandes corretoras de seguros, nos dois meses comparados.
Até mesmo o ICER, que mede o grau de confiança dos resseguradores e vinha apresentando crescimento, voltou a cair, de 77,5% para 66,7% entre janeiro e fevereiro.
Segundo o coordenador técnico do estudo, Francisco Galiza, o principal motivo para esse comportamento desfavorável é a preocupação das empresas quanto ao futuro da economia brasileira nos próximos seis meses. “Além disso, há pessimismo também quanto à evolução do faturamento futuro das seguradoras”, observa Galiza.
De fato, a pesquisa apurou que, para 60% dos corretores de seguros e 41% dos seguradores entrevistados, haverá queda da rentabilidade nos próximos meses.
Veja, abaixo, a variação dos indicadores
entre outubro/2014 e fevereiro/2015:
Indicador
|
Out.14
|
Nov.14
|
Dez.14
|
Jan.15
|
Fev.15
|
ICES
|
76,9
|
84,3
|
86,4
|
81,4
|
71,7
|
ICER
|
73,1
|
75,1
|
75,3
|
77,5
|
66,7
|
ICGC
|
69,4
|
80,5
|
87,6
|
84,6
|
74,5
|
ICSS
|
73,1
|
79,9
|
82,9
|
81,1
|
70,9
|
2) Expectativas para daqui a 6 meses
A seguir, a distribuição percentual das respostas, com relação a cada um dos
setores analisados.
a) Crescimento da Economia Brasileira
Avaliação (%)
|
Seguradoras
|
Corretoras
|
Resseguradoras
|
Muito Melhor
|
0
|
0
|
0
|
Melhor
|
2
|
5
|
0
|
Igual
|
16
|
20
|
19
|
Pior
|
62
|
65
|
56
|
Muito Pior
|
20
|
10
|
25
|
Total
|
100
|
100
|
100
|
b) Rentabilidade do seu setor
Avaliação (%)
|
Seguradoras
|
Corretoras
|
Resseguradoras
|
Muito Melhor
|
0
|
0
|
0
|
Melhor
|
12
|
15
|
0
|
Igual
|
47
|
25
|
50
|
Pior
|
41
|
60
|
50
|
Muito Pior
|
0
|
0
|
0
|
Total
|
100
|
100
|
100
|
c) Faturamento do seu setor
Avaliação (%)
|
Seguradoras
|
Corretoras
|
Resseguradoras
|
Muito Melhor
|
0
|
5
|
0
|
Melhor
|
8
|
5
|
0
|
Igual
|
51
|
50
|
62
|
Pior
|
41
|
40
|
38
|
Muito Pior
|
0
|
0
|
0
|
Total
|
100
|
100
|
100
|
4) Sobre o ICSS
- O ICSS é um indicador mensal que mede a confiança do setor de seguros. Esse indicador é o resultado de três variáveis: ICES (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras), ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras) e ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras).
- Todo final de mês são enviadas perguntas de múltipla escolha, em que executivos das empresas respondem sobre o que esperam que aconteça nos próximos seis meses, com relação a algumas variáveis relevantes do setor. Ao todo, aproximadamente 100 companhias são entrevistadas.
- Embora todas as perguntas sejam de caráter institucional, as respostas das companhias não são divulgadas individualmente.
- No seu cálculo, o indicador leva em conta três aspectos: economia brasileira, faturamento e rentabilidade de cada um dos setores citados.
- A partir dessas informações, e após cálculos estatísticos, é definido esse índice, cujo valor varia de 0 a 200. O número 100, que divide o índice ao meio, sinaliza que a expectativa atual é que a situação permaneça a mesma no futuro. Quanto maior o valor, mais otimista está o segmento.
- O ICSS é divulgado na primeira semana de cada mês, tomando como referência os dados obtidos em pesquisa realizada na última semana do mês anterior.
- Essa metodologia segue um padrão similar ao existente em Indicadores de Confiança de outros setores econômicos – por exemplo, Índice McKinsey, Índice Fecap (IFECAP), Índice de Confiança do Comércio (ICEC), Índice de Confiança da Indústria (ICI), etc.
- Com o objetivo de mensurar com precisão a evolução das expectativas, as perguntas usadas no cálculo do ICSS são repetidas mensalmente.
- Em termos econômicos, o ICSS tem três objetivos principais: permitir a comparação com outros indicadores similares; tornar-se uma fonte teórica e acadêmica; e o próprio segmento avaliado e seus setores relacionados passam a compreender as expectativas atuais e, assim, podem entender melhor esse mercado e fazer com mais acuidade as suas previsões.
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