Breaking News

Estudo mostra quais são os carros mais seguros contra furtos

Fonte: O Globo

Análise do Cesvi Brasil prova que vidros laterais laminados dificultam a vida dos ladrões. Mas raros modelos trazem o item
por Jason Vogel
     
Quais são os carros mais fáceis de serem furtados? E quais modelos são uma dor de cabeça para os ladrões? O Centro de Experimentação de Segurança Viária (Cesvi Brasil) analisou 12 modelos fabricados no Brasil para dar uma resposta. No fim, deu notas numa escala de até cinco estrelas.
Nessa primeira bateria de testes, os carros que trazem o melhor conjunto antifurto (Chevrolet Cruze LTZ e Nissan Sentra) levaram 4,5 estrelas. Todos os outros modelos estudados ficaram com 3 estrelas.
A avaliação levou em conta a presença de seis itens. O primeiro é o imobilizador, código eletrônico na chave, que libera (ou não) a partida do motor. Segundo o Cesvi, o ideal é que o dispositivo seja de terceira geração.

Fazer uma ligação direta é ainda mais complicado em carros que têm chave presencial, aquela que não precisa sair do bolso do motorista.

Bateria em local de difícil acesso também complica o "trabalho" dos bandidos, que levam mais tempo para desativar alarmes e outros sistemas antifurto.

Outro ponto considerado pelo Cesvi Brasil foi a presença de vidros laterais do tipo laminado, mais resistentes que os temperados. De acordo com a análise do centro de experimentação, um bandido levaria 35 segundos para quebrar um vidro laminado - contra apenas 4 desgundos do vidro temperado, mais comum na frota nacional.

O estudo também verificou a existência de alarmes sonoros como equipamentos de fábrica. E contratou que as travas de coluna de direção - antes presentes em quase todos os carros brasileiros - foi retirada de muitas versões de entrada.
 
A análise final do Cesvi mostrou que o Sentra (em qualquer versão) e o Cruze LTZ dispõem de quase todos os itens recomendados, com exceção dos vidros laterais laminados. Os outros modelos avaliados levaram nota menor por não trazerem também a chave presencial.

Segue a tabela publicada na Revista Cesvi:
 
 
Fonte: - Cesvi Brasil

O Cesvi Brasil faz estudos e comparativos de veículos novos em aspectos como facilidade para consertos, equipamentos de segurança, campo de visão do motorista, vulnerabilidade em alagamentos e resistência à ação de ladrões. Também faz levantamentos de dados para formação de tabelas de tempos de funilaria e pintura e fornece dados para a Fenseg, a federação das seguradoras.


 

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario