Breaking News

Roubo e danos elétricos são sinistros recorrentes no segmento corporativo

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

Em uma base de 2.200 acidentes ocorridos na carteira de seguros corporativos dos segmentos de ensino, pet shops e bares e restaurantes, a Liberty Seguros constatou que roubo, responsabilidade civil e danos elétricos foram as coberturas que mais apresentaram sinistros em 12 meses, fechados em
março último. O mapeamento incluiu apenas as cidades de São Paulo e Campinas.

Os segmentos de negócios em referência, segundo a diretora de Seguros Empresariais da companhia, Rosy Herkza, têm crescido significativamente e representam uma importante fatia dos seguros destinados às pequenas e médias empresas (PMEs) no Brasil. Ela conta que a seguradora tem uma extensa variedade de seguros para pequenas empresas, com coberturas específicas para cada tipo de negócio. “Foi isso que nos permitiu analisar, detalhadamente, os sinistros desses três ramos de atuação”, explica.

Eventos por área

Pela pesquisa, as escolas foram as que mais sofreram sinistros por roubo (45%), seguidos por vendavais (27%), impulsionados pelos ventos de até 96,8 quilômetros na região de Campinas no início de 2015. Os danos elétricos vieram em terceiro lugar (18%), tendo a responsabilidade civil em último lugar, com 10% dos sinistros.

Entre os pet shops, o sinistro mais reportado foi o de responsabilidade civil, que totalizou mais da metade dos avisos registrados (56%). De acordo com Rosy Herkza, isso se deve pela ampla cobertura do seguro nesse quesito, cujo objetivo é proteger a empresa de eventuais danos a animais sob sua guarda e responsabilidade. Avisos de danos relacionados a vendavais (26%) e de danos elétricos (18%) completaram a lista de sinistros.

No período da pesquisa, a Liberty constatou ainda que o sinistro mais comum em bares e restaurantes foi o de danos elétricos (32%), devido principalmente a instalações incorretas do sistema de gás, da rede elétrica e a má utilização de equipamentos. Para Rosy Herkza, nesse tipo de negócios, as empresas devem estar constantemente atentas às regras de segurança. Ela revela que o risco de incêndio em cozinhas é muito alto, pela existência de óleos aquecidos, substâncias inflamáveis e chamas. Na sequência, foram registrados avisos de sinistros de roubos, tanto de valores (26%) quanto de bens (22%). Sinistros referentes a vendavais finalizam a lista (17%).

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario