Breaking News

Seguro DPVAT ganha espaço no Detran-PE

Fonte: Diário de Pernambuco

Além de serem vítimas de acidentes, muitos cidadãos são também vítimas de atravessadores que cobram, indevidamente, para ajudá-las a dar entrada no benefício do Seguro Obrigatório DPVAT, destinado ao auxílio de pessoas que sofrem danos causados por veículos automotores bem como a seus dependentes. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, em 2014 foram 45.916 acidentes de trânsito em PE. Um paciente de acidente grave de trânsito pode gerar, em média, um gasto hospitalar de R$ 230 mil. No Brasil, a maior quantidade de vítimas de acidentes são jovens entre 18 a 34 anos (52%), do sexo masculino (75%).

A Secretaria das Cidades – Secid, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco - Detran-PE, uniu-se à Federação Nacional dos Corretores de Seguro – Fenacor, e ao Sindicato dos Corretores de Seguro de Pernambuco - Sincor-PE, e criou, de forma inédita no País, o Espaço DPVAT, localizado na sede do Detran-PE, na Estrada do Barbalho, 889, bairro da Iputinga, zona Oeste de Recife, das 8h às 16h.

Funcionando em sala própria, o atendimento conta também com sala de espera e tem com o objetivo fortalecer, de forma prática, a campanha nacional DPVAT sem Intermediários. Desde maio de 2014, equipes do DPVAT visitam a sede do Detran para auxiliar a população.

Segundo o Secretário das Cidades, Deputado André de Paula, a partir de hoje (4), o Detran-PE terá, de forma permanente, um espaço próprio para atendimento especializado e gratuito dos cidadãos que precisam dar entrada no Seguro e obter informações sobre o benefício em casos invalidez, morte e atendimento médico-hospitalar, relacionados a acidentes de trânsito, bem como a solucionar problemas como o pagamento do DPVAT em duplicidade.

Já o Diretor Presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro, destacou que as redes de saúde pública e privada, delegacias e outros órgãos encaminham as pessoas ao Detran para solicitar a indenização do DPVAT e o próprio cidadão procura o Órgão em busca de informações. Diante dessa constatação, o Governador Paulo Câmara determinou que fosse firmado parceria com a Fenacor e o Sincor e tornar o Órgão oficialmente um entreposto para demandas do DPVAT, acabando com a exploração realizada por intermediários, uma vez que, em alguns casos, os intermediários cobram até 30% do valor da indenização do DPVAT para prestar um serviço ao qual o cidadão tem direito gratuitamente.

Dione Patrícia da Silva, viúva, 48 anos, aplaudiu a iniciativa, pois o genro dela está internado após sofrer um acidente de moto e vai submeter a duas cirurgias. “Eu vim ao Detran para resolver outras pendências e quando vi o espaço do DPVAT entrei. Já tirei todas as dúvidas e assim que ele passar pelos procedimentos cirúrgicos, irei trazer o laudo médico e os documentos necessários e dar entrada no seguro que conforme falou a atendente, sai em no máximo três meses”.

Estiveram presentes além da Presidente do Sincor, Claudia Candido; o Diretor da Seguradora Líder DPVAT, Carlos Guerra; o Diretor da Fenacor, Carlos Valle, e o Diretor Presidente do Sindicato das Seguradoras do Norte e Nordeste – Sindseg, Múcio Novaes.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario