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De endereço a estado civil, veja como seu perfil influi no preço do seguro

Fonte: Jornal do Vale

“Onde você mora? É casado? Onde costuma ir de carro?” Pode parecer um interrogatório policial, mas é o que as companhias precisam saber para calcular o seguro do seu veículo. Segundo o diretor executivo da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), Neival Rodrigues de Freitas, três tipos de despesas são levadas em conta. A maior delas é com as possíveis indenizações que a empresa terá que pagar em caso de roubo, incêndio ou acidentes. “É o que mais varia, por isso a avaliação é o mais personalizada possível”, explica. O segundo gasto é com a comercialização da seguradora, que inclui propaganda e comissão para o corretor. A terceira se refere à parte administrativa, como estrutura e impostos.

O sócio-diretor da Minuto Seguros, Manes Erlichman, explica que cada seguradora aplica o próprio questionário, a partir de pesquisas que apontam fatores de risco. Elas indicam, por exemplo, que motoristas entre 18 e 25 anos estão mais propensos a acidentes, e quem não tem garagem em casa e, portanto, deixa o carro na rua, tem mais chance de ser furtado. Moradores de grandes centros ou de zonas violentas também têm maior probabilidade de serem assaltados, assim como, de acordo com os estudos, solteiros se acidentam mais, por saírem frequentemente de carro e durante a noite.

A escolha do tipo de cobertura, obviamente, influencia no preço. Manes diz que normalmente há dois tipos: a básica e a básica compreensiva. A primeira é apenas para casos de incêndio e roubo, e a segunda cobre colisões, problemas com enchente, queda de objetos no veículo, incêndio e roubo. E ser um bom motorista também compensa: algumas seguradoras presenteiam com descontos anuais os clientes que não demandam indenizações. 

Segundo Neival, monitorar os índices de roubos e acidentes nas cidades, assim como os preços dos consertos de carros é uma prática frequente entre as seguradoras. Isso é feito para que o valor dos seguros esteja sempre de acordo com o mercado e não traga prejuízo para a empresa. Quando algum desses fatores muda, os valores dos orçamentos são alterados também.



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