Breaking News

Dpvat: Acidentes com motos são fatais para crianças

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

Levantamento da Seguradora Líder, empresa que administra o seguro obrigatório de veículos automotores (Dpvat), mostra que 8.542 crianças de até 10 anos morreram ou ficaram inválidas sendo transportadas em motocicletas, de 2008 para cá. Do total, os casos de invalidez permanente foram maioria, com 8.103 ocorrências; 439 foi o número de mortes.

O presidente da seguradora, Ricardo Xavier, diz que em todo País, principalmente no interior, é comum ver
famílias inteiras sendo transportadas em motos. “Essa atitude coloca em risco a vida das crianças, em primeiro lugar, pois são naturalmente mais frágeis. Na Semana Nacional do Trânsito (que se encerra nesta sexta-feira), devemos trabalhar a conscientização das pessoas para que  elas mesmas sejam a mudança no trânsito”, comenta o executivo.

Os dados da empresa mostram ainda que, entre setembro de 2008 e agosto de 2009, foram pagas 342 indenizações a crianças (até 10 anos) vítimas de acidentes com motos. Cinco anos depois, no mesmo período analisado (setembro de 2013 a agosto 2014), esse número cresceu para 2.652. Da última Semana Nacional de Trânsito até agosto de 2015, já foram pagas 1.199 indenizações referentes a acidentes com morte ou invalidez envolvendo o público mirim.

No enfoque por região geográfica, os números da seguradora indicam que o Nordeste é líder isolado nas ocorrências envolvendo crianças transportadas em motocicletas, representando 51% da quantidade de indenizações pagas em âmbito nacional, embora a sua frota de motocicletas seja de apenas 27% da frota brasileira. Em segundo lugar, aparece o Norte, com 22% das indenizações, sendo a sua frota de motos de apenas 9% da nacional. As duas regiões, juntas, representam 36% da frota nacional de motocicletas, porém foram responsáveis por 73% das indenizações.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario