Breaking News

April usa seguro viagem para crescer no setor segurador no Brasil

Fonte: Valor Econômico

SÃO PAULO  -  A holding francesa de seguros e corretagem April vai usar a plataforma de vendas de apólices e assistência viagem que a companhia tem no Brasil  desde 2010 para lançar uma operação de varejo para comercializar no país micros seguros, para coberturas variadas, de residências, a saúde e até funeral.

“A companhia está mudando de perfil no Brasil, de uma empresa de turismo para uma empresa de seguros. Isso faz parte do plano global da April, que tem mais de 80% do faturamento concentrados na França. O plano é aumentar a fatia internacional”, disse o diretor financeiro da April Brasil, Luiz Azambuja. Ex-NotreDame Intermédica e BrasilPrev, ele foi contratado em março pela April para criar as novas estruturas da empresa no Brasil. 

Para aumentar o leque de seguros e os canais de venda, a April comprou no segundo semestre do ano passado duas empresas. A BittPagg — de soluções em automação comercial e meios de pagamento eletrônicos —, e a Bit Seguros, corretora on-line de seguros. 

Com essas aquisições e outras contratações, a companhia aumentou a equipe de funcionários no Brasil de 90 para 125 em oito meses.  “Vamos começar a oferecer seguros saúde e assistência residencial também”, disse o diretor da April Brasil. Ele tem a meta da companhia é faturar R$ 110 milhões este ano, o que representa uma expansão de 45% sobre 2015.

Segundo Azambuja, cerca de 95% da receita da April Brasil é obtida com a venda de seguros-viagem, comercializados por meio de agências e agentes de viagem, além de operadoras corporativa. O plano da companhia é elevar a venda de outros tipos de seguros, e atingir pelo menos 24% do faturamento apólices e assistência não relacionados a viagens. 

No Brasil, as apólices de seguro viagem movimentaram em 2014 cerca de R$ 150 milhões, valor 55% maior que em 2013. A taxa de penetração desse produto ainda é baixa no país, está na casa de 33%. Na Argentina, por exemplo, é de 50%.

Mas a indústria de seguros é  muito maior, atingindo R$ 65 bilhões em prêmios em 2014. Desse universo, os líderes são o de automóvel, com R$ 31,4 bilhões, e patrimonial, com R$ 12,3 bilhões. 

Ainda fora desses grandes negócios, a receita que a April faz no Brasil responde por cerca de 2,5% dos 798 milhões de euros que o grupo faturou no mundo em 2015. Mas enquanto no balanço consolidado mundial, a companhia francesa cresceu 4,1% em vendas, no mercado brasileiro a expansão ano passado foi de 21%.  “Concentramos os esforços em clientes que têm maior volume de vendas com melhores margens”, disse. “E usamos os seguros viagem para começar a vender outras apólices”, disse.

Azambuja citou o exemplo dos seguro residencial e de animais de estimação. “Para quem vai viajar passamos a oferecer a cobertura para a residência, que fica fechada nas férias do turista, e para o bichinho de estimação, que precisa de cuidados. A cobertura vale apenas para o período da viagem, mas acaba sendo mantido pelo cliente quando ele retorna”, disse o diretor da April.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario