Breaking News

Porto Seguro comemora bom desempenho em 2015

Fonte: Edelman Significa

Mesmo diante do cenário de instabilidade na economia, a Porto Seguro obteve um resultado satisfatório em 2015, segundo o CFO da companhia, Marcelo Picanço. “Crescemos nas nossas principais linhas de negócio e melhoramos nossa rentabilidade, apesar da retração econômica”, afirma o executivo. Ele acrescenta que no segmento do automóvel o destaque foi o resultado obtido pela seguradora Azul, pertencente ao grupo, que cresceu mais de 10%, e com redução significativa da sinistralidade. Além disso, outros diversos segmentos evoluíram mais de dois dígitos, como Patrimonial, Vida, Odontológico, Transportes, Operações de Credito e Consórcio.

Apesar de a queda na venda de veículos novos, a Porto Seguro obteve um crescimento acima da média de mercado no ramo auto, com incremento de 6%, contra 3%. Esse desempenho foi resultado de várias iniciativas, incluindo o reforço da segmentação da carteira, com o Auto Jovem e o Auto Premium. “Também expandimos nossa presença em outras regiões (fora do Sudeste), onde ainda percebemos um forte potencial de crescimento”, frisa Marcelo Picanço.

Para enfrentar os desafios decorrentes da crise econômica em 2016, a Porto Seguro trabalha em várias frentes, explorando novos nichos de negócio, aprimorando a retenção dos clientes, aperfeiçoando os modelos de seleção de riscos, além da contínua busca pelo aumento da eficiência e otimização de despesas. O CFO da seguradora explica que foram adotadas várias iniciativas recentemente para aumentar as vendas como lançamentos de produtos, como o seguro que cobre somente Furto e Roubo. “Também colhemos frutos dos diversos serviços que ofertamos que ajudam a retenção dos clientes, como o cartão de crédito que permite utilizar os pontos acumulados em descontos na renovação de seguros. Já temos quase dois milhões de plásticos, em uma estratégia sinérgica com os produtos de seguros”, destaca.

A Porto Seguro também continua investindo forte no fortalecimento da parceria com os corretores de seguros. Picanço enfatiza que essa é “a filosofia da empresa”, que está sempre desenvolvendo novos produtos para que os corretores reforcem sua atuação. Nesse contexto, há, atualmente, diversos produtos da Porto Seguro que podem ser comercializados pelos corretores e que também contribuem para um melhor rendimento, além de permitir uma alavancagem de vendas cruzadas. “No ano passado, muitos corretores que vendiam somente automóvel começaram a vender também residência. E temos oportunidades para contribuir com a formação e especialização de corretores, como por exemplo, em ramos ligados a benefícios (Vida, Previdência, etc)”, afirma o executivo.

Para ele, é muito importante que o corretor esteja “antenado” com as mudanças do comportamento dos clientes e com as novas tecnologias. Picanço lembra que a internet tem auxiliado os corretores a atrair novos clientes, e a ganhar eficácia no relacionamento do dia-a-dia. Além disso, na avaliação dele, o corretor não pode deixar de oferecer soluções com pouca penetração na sociedade, como os seguros de Vida, Viagem e Residencial, que possuem coberturas para atender a “necessidades nobres”. Assim, o perfil ideal do corretor é o de um profissional que atue como consultor, oferecendo as soluções conforme as necessidades dos clientes, mesmo que tais demandas não sejam explicitamente identificadas espontaneamente em um primeiro momento.

Para tanto, comenta o executivo da Porto Seguro, o corretor deve conhecer o cliente mais a fundo, o que o ajudará muito na expansão das possibilidades de comercialização, de forma alinhada e sustentável. “Por exemplo, se ele tem filhos, poderia oferecer um produto de Previdência Infantil; se é sindico, um seguro de Condomínio; se é dono de empresa, um seguro Empresarial, e assim por diante”, exemplifica.

Dessa forma, embora os seguros de automóveis sejam sempre “interessantes”, pois há bastante demanda, é preciso investir nos seguros Patrimoniais e Vida para pequenas e médias empresas e pessoas físicas, uma vez que existem diversas oportunidades, que se traduzem em crescimentos muito superiores aos demais ramos. “Eu diria aos corretores que o nosso mercado apresenta um grande potencial e que nós estamos cada vez mais investindo em soluções para atender as necessidades dos clientes, e buscando ajudar os corretores a empreenderem cada vez mais. Contamos com os corretores como peça fundamental para a expansão da companhia. Continuamos com a nossa política de portas abertas e somos focados no bom relacionamento com os nossos parceiros comerciais desde as origens da companhia”, pontua o CFO da Porto Seguro.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario