Breaking News

Comissão de Transportes da Alerj vai entrar com ação contra preços abusivos de seguros de carros no Rio

Fonte: O Globo

Comissão de Transportes da Alerj vai entrar com ação contra preços abusivos de seguros de carros no Rio

ISP: só em agosto houve um aumento de 51,6% de roubos de carros, em comparação com o mesmo mês de 2016

RIO - O deputado Dionísio Lins (PP), vice-presidente da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa (Alerj), informou que vai entrar, neste domingo, com uma ação na Promotoria de Tutela Coletiva da Defesa do Contribuinte, do Ministério Público, solicitando que o órgão proíba e inicie uma investigação sobre preços abusivos de segurados de carros no Rio, além do surgimento de um mercado paralelo de seguros que é feito através de cooperativas e associações onde o proprietário não tem o mínimo de garantia.

“É fato que a segurança no estado está deficiente, o que colabora para o aumento de delitos, principalmente o roubo e furto de veículos, que teve um aumento de mais 50% em relação ao ano passado; mas se aproveitar dessa situação e cobrar preços exorbitantes na hora de contratar ou renovar o seguro é um verdadeiro absurdo e uma covardia. Para piorar a situação, o valor ainda é diferenciado de acordo com o bairro onde o proprietário reside, o que em minha opinião vai totalmente de encontro ao Código de Defesa do Consumidor — o deputado, em nota.

O parlamentar informou ainda que também encaminha amanhã para a Superintendência de Seguros Privados (Susep) e para a Federação de Nacional de Corretores de Seguros Privados (Fenacor), requerimento de informações onde solicita saber se existe alguma cláusula ou artigo que defina a obrigatoriedade de valores diferenciados de seguros de acordo com o bairro onde o segurado reside, e qual a portaria que autorizou a criação de seguros administrados por cooperativas ou associações sem fins lucrativos.


“Vejo com muita preocupação a proliferação de empresas que aparentemente vendem ilusão e não dão nenhum tipo de garantia para seus cooperados, se aproveitando da situação atual de segurança, já que muitas vezes quando ocorre um sinistro a dificuldade de acioná-las para ter seus direitos torna-se quase inviável”, disse.

Dionísio garantiu ainda que para tentar entender ainda melhor essa situação, vai solicitar a realização de uma audiência pública com a presença de representantes da Superintendência de Seguros Privados (Susep), da Federação Nacional de Corretores de Seguros Privados (Fenacor), órgão ligados a defesa do consumidor, da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) e da sociedade geral.

SEGURO PODE SAIR QUASE 400% A MAIS NA ZONA NORTE

Na última quinta-feira, o GLOBO mostrou que o seguro de veículos pode sair até quase 400% mais caro para um morador da Pavuna, na Zona Norte do Rio, do que para um de Copacabana, na Zona Sul, segundo pesquisa feita pela Bidu Corretora, especializada na comparação de preços de seguro. O motivo é o aumento de roubos de carros no município e na Região Metropolitana, que fez com que os preços disparassem e que as seguradoras até deixassem de oferecer coberturas para novos contratos em algumas regiões que ficam próximo a favelas, de acordo com a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg).

Para o Procon-RJ, as seguradoras de veículos que estão deixando de prestar serviços por se tratar de consumidores que moram em áreas de risco estão cometendo uma prática abusiva. E em alguns casos, as companhias estão se recusando a fechar contratos para novas apólices com clientes que vivem na Zona Norte do Rio.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario