Breaking News

Seguro de garantia desacelera, e prêmios caem 15%

Fonte: Folha de São Paulo

Resultado ocorre após o segmento ter fechado 2017 com alta superior a 32%


Os pagamentos por seguros garantia, que cobrem o cliente contra eventuais não cumprimentos de contratos, diminuíram 15,2% nos dois primeiros meses deste ano, segundo a Susep (superintendência de seguros).

O resultado ocorre após o segmento ter fechado 2017 com alta superior a 32% nos prêmios desses produtos, influenciado pelo aumento dos seguros de garantias judiciais.

Essa modalidade sustentou o crescimento desses produtos em meio à recessão, como contraponto às contratações para projetos de infraestrutura, que minguaram na crise.

A Swiss Re teve cerca de 80% do seus prêmios de garantia —de R$ 200 milhões— vindos da cobertura judicial em 2017.

“A retração de limites de crédito para as empresas influenciou a alta nos preços dos seguros em 2017. Agora a situação está melhor para companhias, e há mais concorrência entre seguradoras”, diz o diretor João Di Girolamo.

A redução não significa que o mercado esteja em retração, segundo ele.

“É um segmento não linear, há meses em que temos negócios maiores. Foi assim no primeiro bimestre do ano passado. Estimamos estabilidade para 2018, com o aumento de contratos de infraestrutura e diversificação da carteira”.

“Apesar da queda no mercado, crescemos 35% no período. Neste ano, projetamos que as garantias tradicionais, de grandes obras, retomem a importância que tinham”, diz o diretor-executivo da Pottencial, Carlos Ferreira.

A empresa, que tem pouco mais da carteira de garantia em produtos judiciais, estima alta de 26% para esses seguros neste ano.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario