Breaking News

BB muda presidentes de fundo de pensão e seguradora

Fonte: Valor Econômico


O Banco do Brasil (BB) anunciou ontem à noite mudança nos principais quadros da instituição, que inclui alterações na BB Seguridade, braço de previdência e seguros do grupo, e na Previ, fundo de pensão dos funcionários do BB. As indicações ainda terão de ser ratificadas pelos conselhos do banco e da fundação.

Embora tenha sido reconduzido ao cargo em abril deste ano, o atual presidente da Previ, Gueitiro Genso, foi indicado à vice-presidência de Distribuição de Varejo e Gestão de Pessoas. O BB apontou para a presidência da entidade de previdência fechada o atual chefe da BB Seguridade, José Maurício Pereira Coelho.

Guenso assumiu a Previ em 2015, com a principal missão de tornar os investimentos mais líquidos. Além da reestruturação da Vale, sua gestão trabalhou no IPO da Neonergia, cancelado no fim do ano passado. A fatia da fundação na empresa de energia é avaliada em pouco mais de R$ 7 bilhões.

Além da responsabilidade de comandar a gestão de patrimônio gigantesco, Guenso teve que defender a Previ poucos meses após chegar à fundação, na CPI dos Fundos de Pensão (onde a governança da Previ foi elogiada, ao final). Também teve de lidar com os nervos dos participantes com o déficit bilionário de 2015.

O paranaense Guenso, de 46 anos, está no BB desde os 13, onde começou como menor auxiliar. Antes da Previ, teve alguns cargos de direção no banco, incluindo na unidade de varejo onde agora assume a vice-presidência. Ainda que seja uma indicação política, o perfil do atual presidente da Previ é considerado técnico, algo comum a seus antecessores diretos Dan Conrado e Ricardo Flores.

Para o lugar de Coelho na BB Seguridade, o banco indicou Antônio Maurício Maurano, que responde pela vice-presidência de Negócios de Atacado.

Após as aprovações pelo conselho do BB e da Previ, a dança das cadeiras promovida pela instituição vai levar o atual vice-presidente de Distribuição de Varejo e Gestão de Pessoas, Walter Malieni Júnior, para a vice-presidência de Negócios de Atacado no lugar de Maurano.

Outra mudança vai conduzir o diretor de Governo João Pinto Rabelo Júnior para a vice-presidência de Serviços, Infraestrutura e Operações. Segundo o comunicado do banco, os novos vice-presidentes vão completar o mandato no triênio 2016/2019. (Colaborou Juliana Schincariol)

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario