Breaking News

Seguro funerário: entenda como funciona e por que vale a pena ter

Fonte: Infomoney

A solução evita preocupações financeiras e burocráticas em um momento difícil da vida

Pensar na morte de um ente querido, ou na própria partida, pode ser doloroso. Mas, quando se trata de planejamento financeiro, é um tema que deve ser colocado em pauta.

Os seguros funerários são uma alternativa recomendada para evitar o pagamento de altos valores em um momento de fragilidade. A conta pode sair bem cara: os custos envolvendo caixão, flores, sepultamento e velório podem chegar a R$ 60.000. Além de proporcionar uma proteção financeira, o seguro funerário também poupa a família de ter de lidar com toda a papelada e as burocracias em uma hora tão indesejada.

“Eu recomendo a inclusão do seguro funerário para todos os clientes que fazem seguro de vida individual. Todos nós sabemos que a única certeza é a morte, e o seguro funerário ampara, com todo o cuidado, esse momento tão difícil”, afirma Vanessa Franceschi, headge da área de vida da Manchester Investimentos.

As opções de plano funerário 

Tanto seguradoras quanto empresas de assistência funerária permitem que você faça um plano, para si mesmo ou para sua família, pagando um valor fixo por mês, calculado de acordo com a idade no momento da contratação e com o valor dos serviços contratados. Porém, é importante destacar algumas diferenças nos serviços ofertados.

Nas empresas de assistência funeral, o plano é contratado sem estar atrelado a outros seguros. Normalmente, a empresa contratada executa todos os serviços previstos com seus parceiros, sem permitir que o cliente escolha os fornecedores. Os planos são regulados por uma lei dos planos de assistência funerária, que existe desde 2016.

Nas seguradoras, a cobertura de assistência funeral normalmente é oferecida como uma cobertura opcional da apólice de seguro de vida, fiscalizada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Essa cobertura garante tanto a realização da cerimônia como toda a questão burocrática e documental que envolve a morte de um familiar.

Além disso, todas as características e os níveis de serviços seguidos pelo prestador são firmados em contrato no momento da contratação, o que garante uma maior segurança à família. Uma outra possibilidade é o reembolso das despesas funerárias caso a família opte por uma outra prestadora.

Neste caso, a família do segurado tem a liberdade de escolher a prestadora do serviço que melhor lhe convém e então apresentar as notas fiscais originais das despesas à sua seguradora, que realizará o pagamento em forma de reembolso – limitado ao valor contratado e tendo sido atualizado monetariamente durante todo o período em que a cobertura esteve vigente.

O seguro de vida, por si só, já é um elemento importante na equação do planejamento financeiro. Por isso, incluir a cobertura de assistência funeral à apólice pode compensar mais do que um plano funerário isolado. Normalmente, esse plano também possibilita a inclusão de todos os componentes familiares e reduz os custos individuais.

Outro diferencial de contratar a cobertura oferecida pelas seguradoras é que ela costuma cobrir traslados nacionais e repatriação do corpo em caso de morte no exterior, enquanto a maioria dos serviços das empresas de assistência funerária cobrem apenas eventos locais.

“Sempre recomendo o seguro de vida individual feito sob medida e mais completo possível, para facilitar a vida do segurado”, acentua Vanessa, que afirma que o acréscimo do plano funeral custa cerca de 7% do valor total pago no seguro de vida.

Uma das seguradoras que oferecem a cobertura de assistência funeral como um complemento à apólice de seguro de vida é a Prudential do Brasil. Desde 2014, a seguradora conta com a parceria da Europ Assistance, empresa internacional com 55 anos de atuação no mercado, para a prestação dos serviços funerários.

A assistência oferecida cobre todas as formalidades administrativas, pagamento de taxas como as de exumação, sepultamento ou de cremação, organização do funeral, locação de jazigo, traslados do corpo até o local definido pelos familiares, acessórios decorativos, entre outras garantias necessárias para a realização da cerimônia, de acordo com os valores e serviços contratados.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario