Breaking News

Fenasaúde divulga estudo sobre desafios da saúde suplementar e levantamento de soluções

Fonte: Revista Cobertura

As propostas foram encaminhadas para os presidenciáveis e formadores de opinião

Por Tany Souza

Durante o 4º Fórum da Saúde Suplementar, que é promovido pela FenaSaúde, no Rio de Janeiro, foi apresentado um estudo sobre os desafios da saúde suplementar, um histórico e a importância social e econômica do setor, os gastos e o aumento dos custos do setor, os entraves e a proposta da FenaSaúde para buscar reequilíbrio do setor.

A presidente da FenaSaúde, Solange Beatriz Palheiro Mendes, comentou sobre o atual cenário do setor. “Nos últimos três anos, houve queda significativa de número de beneficiários decorrente das demissões, hoje temos um valor menor que 2014, com sinal de melhoria, mas ainda muito insuficiente”.

O levantamento diz que hoje há 47,2 milhões de beneficiários de planos de assistência médica, 23,5 milhões de beneficiários de planos exclusivamente odontológicos. Em 2017, houve R$ 179,3 bilhões, ou seja, 2,7% do PIB movimentado pelas operadoras de planos de saúde, sendo que R$ 150,6 bilhões referem-se a despesas assistenciais. “O setor contribui socialmente e também gera 3,4 milhões de empregos diretos e indiretos, o que corresponde a 8% da força de trabalho do país”.

O estudo também traz propostas de como melhorar a atenção à saúde, aumentar a segurança do beneficiário e como as alterações regulatórias podem ajudar o setor. “O caso da fraude é o mais latente, com preocupação maior porque interfere no padrão de saúde do beneficiário. Então temos o dever de zelar por isso e uma das formas de coibir é criminalizar a ação”.

Outros assuntos foram levantados na coletiva, como a implantação da tecnologia nos prontuários dos pacientes, para serem únicos entre os especialistas, impasse dos pagamentos dos médicos, alto custo dos procedimentos, planos individuais. “Esse estudo, que contém nosso levantamento sobre a saúde suplementar, já foi entregue a alguns presidenciáveis, inclusive o candidato Jair Bolsonaro já sinalizou que tem interesse em ter uma reunião conosco. Além disso, enviamos também para alguns formadores de opinião”, finalizou Solange Beatriz.


Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario