Breaking News

Venda de veículos cresce 10,2% e tem melhor janeiro desde 2015

Fonte: Valor Econômico 

SÃO PAULO  -  (atualizada às 12h33) Com boa oferta de crédito para automóveis e caminhões, o mercado de veículos continuou em ritmo de crescimento no início do ano. O volume de licenciamentos no país somou 199,8 mil veículos, o melhor mês de janeiro desde 2015. Isso representou um crescimento de 10,2% na comparação com janeiro do ano passado.

Marivaldo Oliveira/Código19/Agência O Globo

“Teríamos ultrapassado as 200 mil unidades não fosse o feriado de São Paulo”, disse o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Antonio Megale, que divulga esta manhã os resultados. 

Segundo o dirigente, o ano começou com média diária de licenciamentos acima de 9 mil unidades. Isso não acontecia há alguns anos, disse. “O ano começa com boas perspectivas”, destacou Megale.

A expansão do mercado de caminhões também foi expressiva, com avanço de 53,2% de crescimento no volume de licenciamentos em janeiro na comparação com o mesmo mês de 2018. “A melhora na economia tem feito com que o mercado de caminhões se reative”, disse o vice-presidente da Anfavea para a área de caminhões, Marco Saltini. Segundo ele, o segmento de ônibus também está aquecido.

Produção cai

A retração nas vendas para a Argentina voltou a provocar forte impacto na indústria de veículos no Brasil em janeiro. Com 196,7 mil unidades, o volume produzido pelas montadoras em janeiro ficou 10% menor do que no mesmo mês do ano passado.

A queda foi provocada, principalmente, pela redução no ritmo das linhas de carros. No caso de caminhões, a produção cresceu 1,6%. Segundo Megale, o resultado da produção em janeiro ficou em linha com o mercado interno. “Mas teria sido melhor se tivéssemos exportado mais”, disse o presidente da Anfavea, Antonio Megale, ao divulgar os resultados do setor em janeiro.

“Exportamos apenas 25 mil veículos”, lamentou o executivo. Segundo ele, por conta da crise no principal parceiro do país, os volumes de exportação continuarão baixos nos próximos meses.

Em termos de receita, as vendas externas de veículos somaram, em janeiro, US$ 479,1 milhões, o que representou uma retração de 31,7% na comparação com janeiro de 2018.

Segundo o presidente da Anfavea, as montadoras continuam se esforçando para aumentar as vendas para outros mercados, como México, Colômbia e Chile. Isso levou a uma queda de 72% para 50% na participação do mercado argentino nas exportações brasileiras de veículos ao longo do último ano.

Para Megale, não existe perspectiva de melhora na economia na Argentina antes do início do segundo semestre.

O estoque de veículos, concentrado nas fábricas, fechou com 255 mil unidades, o suficiente para 38 dias de vendas.

(Marli Olmos | Valor)

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario