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Novo CEO da Qualicorp chega para ‘mexer em tudo’

Fonte: Valor Econômico 

Até os 16 anos, Bru­no Blatt, no­vo pre­si­den­te da Qu­a­li­corp, mo­rou nos ho­téis em que o pai tra­ba­lha­va. En­tre uma brin­ca­dei­ra e ou­tra nos sa­guões e cor­re­do­res, ven­dia os brin­que­dos que já não lhe in­te­res­sa­vam pa­ra os fi­lhos dos fun­ci­o­ná­ri­os. E não pa­rou mais. A von­ta­de de ter seu pró­prio ne­gó­cio o le­vou a ven­der de tu­do um pou­co — de aro­ma­ti­za­dor de am­bi­en­tes e mo­chi­las a se­gu­ro de vi­da e pla­nos de saú­de.

Aos 26 anos, mon­tou uma cor­re­to­ra de pla­nos de saú­de, a Brü­der, que cha­mou a aten­ção dos con­cor­ren­tes e aca­bou sen­do com­pra­da pe­la Qu­a­li­corp em 2009. Blatt, en­tão, re­ce­beu um bom di­nhei­ro e se tor­nou exe­cu­ti­vo e aci­o­nis­ta da Qu­a­li­corp, on­de fi­cou até 2013. Saiu “por di­ver­gên­ci­as de pen­sa­men­to” e foi em­pre­en­der — cri­ou uma cor­re­to­ra de pla­nos de saú­de, a JTO, com­pra­da pe­la Rede D’Or em 2015.

Ago­ra, aos 42 anos de ida­de, vol­ta à Qu­a­li­corp co­mo pre­si­den­te e von­ta­de de “me­xer em tu­do”. Em sua no­va fun­ção, Blatt vai tra­ba­lhar com He­rá­cli­to Bri­to, pre­si­den­te do con­se­lho da Qu­a­li­corp e pre­si­den­te exe­cu­ti­vo da Rede D’Or. “Sem­pre fui o bra­ço di­rei­to do He­rá­cli­to”, diz ele.

Bru­no Blatt, pre­si­den­te da Qu­a­li­corp: “Olhar de opor­tu­ni­da­de de ne­gó­ci­os”

Uma das pri­o­ri­da­des de Blatt é am­pli­ar a ga­ma de ser­vi­ços ofe­re­ci­da aos 2,5 mi­lhões de cli­en­tes da com­pa­nhia que ho­je com­pram, ba­si­ca­men­te, pla­nos de saú­de. En­tre as pos­si­bi­li­da­des aven­ta­das es­tá a am­pli­a­ção da ofer­ta de se­gu­ros mas­si­fi­ca­dos co­mo, por exem­plo, ga­ran­tia fi­nan­cei­ra em ca­so de per­da de em­pre­go do usuá­rio. Na Rede D’Or, con­tou, os 87 mil mé­di­cos dos hos­pi­tais do gru­po po­dem com­prar, por exem­plo, se­gu­ro de car­ro com des­con­to. Es­sas idei­as já ti­nham si­do de­fen­di­das por Blatt em sua pri­mei­ra pas­sa­gem pe­la Qu­a­li­corp.

“É com um olhar de opor­tu­ni­da­de de ne­gó­ci­os que ve­nho aqui pa­ra den­tro. Va­mos me­xer em tu­do”, dis­se Blatt, na ter­ça-fei­ra des­ta se­ma­na, em seu ter­cei­ro dia co­mo pre­si­den­te da Qu­a­li­corp. O exe­cu­ti­vo subs­ti­tui o fun­da­dor José Se­ri­pi­e­ri Ju­ni­or, que es­te­ve à fren­te da com­pa­nhia por qua­se 20 anos, na pre­si­dên­cia exe­cu­ti­va ou no co­man­do do con­se­lho.

Em agos­to, Ju­ni­or ven­deu me­ta­de de sua par­ti­ci­pa­ção, de 20%, pa­ra a Rede D’Or. E es­ta mon­tou um bloco de con­tro­le com Ju­ni­or pa­ra de­ci­sões es­tra­té­gi­cas.

O per­fil em­pre­en­de­dor de Blatt lem­bra a his­tó­ria de Ju­ni­or, que foi sa­co­lei­ro no Pa­ra­guai e cri­ou, nos anos 1990, a mo­da­li­da­de de pla­no de saú­de por ade­são ven­den­do con­vê­nio mé­di­co em de­le­ga­ci­as po­li­ci­ais de São Pau­lo.

Blatt co­nhe­ce pro­fun­da­men­te a área de pla­nos de saú­de cor­po­ra­ti­vos. Nas du­as cor­re­to­ras que cri­ou, a Brü­der e a JTO, e na D’Or Con­sul­to­ria, o em­pre­sá­rio con­se­guiu am­pli­ar os ne­gó­ci­os ven­den­do con­vê­ni­os mé­di­cos pa­ra em­pre­sas que con­ce­dem es­se be­ne­fí­cio a fun­ci­o­ná­ri­os.

É nes­se pon­to que tam­bém se co­lo­ca um de­sa­fio pa­ra o exe­cu­ti­vo, uma vez que a Rede D’Or é a mai­or aci­o­nis­ta da Qu­a­li­corp e tem uma cor­re­to­ra que atua nes­se seg­men­to.

Qu­es­ti­o­na­do pe­lo Va­lor se po­de­ria ha­ver uma aqui­si­ção ou uma fu­são da Qu­a­li­corp com a cor­re­to­ra do gru­po hos­pi­ta­lar, a D’Or Con­sul­to­ria,

Blatt dis­se que é uma pos­si­bi­li­da­de, mas que não há na­da de­fi­ni­do so­bre o assunto.

Ho­je, a Qu­a­li­corp tem 2,5 mi­lhões de cli­en­tes — 1,248 mi­lhão na área de con­vê­nio mé­di­co cor­po­ra­ti­vo e mais 1,267 mi­lhão no seg­men­to de pla­nos de saú­de por ade­são. Mas a mo­da­li­da­de de pla­nos por ade­são — ven­di­dos a pes­so­as que se reú­nem em as­so­ci­a­ções de clas­se — re­pre­sen­ta 98% da re­cei­ta lí­qui­da da com­pa­nhia que so­mou R$ 1,4 bi­lhão no acu­mu­la­do dos úl­ti­mos no­ve meses.

O exe­cu­ti­vo, nas pró­xi­mas se­ma­nas, tam­bém vai ana­li­sar a pos­si­bi­li­da­de de cri­ar pla­nos de saú­de por ade­são com hos­pi­tais es­pe­cí­fi­cos. Es­se mo­de­lo tem um pre­ço me­nor e vem sen­do ado­ta­do pe­las se­gu­ra­do­ras SulA­mé­ri­ca e Bra­des­co. “Que­re­mos ofe­re­cer pla­nos com re­des es­pe­cí­fi­cas com a Rede D’Or, mas tam­bém com ou­tros pres­ta­do­res co­mo a Ím­par, por exem­plo. Pre­ci­sa­mos man­ter nos­sa in­de­pen­dên­cia” dis­se Blatt, ob­ser­van­do que a Rede D’Or não tem hos­pi­tais em to­das as ci­da­des do país, nem tam­pou­co aten­de a to­das as clas­ses so­ci­ais.

Ou­tro de­sa­fio, não me­nos im­por­tan­te, é or­ga­ni­zar a mu­dan­ça da fa­mí­lia do Rio de Ja­nei­ro, on­de Blatt nas­ceu, pa­ra São Pau­lo. Es­tá di­fí­cil achar tem­po pa­ra pro­cu­rar um lu­gar pa­ra mo­rar e es­co­la pa­ra as cri­an­ças.

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