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Saiba o que significam as siglas automotivas

Do Portal IG

Os vendedores enchem a boca para dizer um monte de siglas para definir o carro que está vendendo. Mas o que quer dizer “ABS”, “CVT”, “BAS”, “MPFI”? Na hora de comprar um automóvel, se você soubesse o que significa cada abreviação, poderia escolher melhor a aquisição. Entenda o que é cada uma dessas siglas neste guia e saiba os benefícios que as máquinas equipadas com eles podem te oferecer.


ABS
O “Anti-lock Braking System” é um sistema de frenagem que, diferentemente dos comuns, não trava as rodas, mesmo com uma pisada brusca, graças a uma tecnologia eletrônica que garante mais segurança e evita derrapagens perigosas.


AFU
O sistema criado na França é encontrado na linha Citroën e Peugeot. Quando o carro possui AFU quer dizer que, em uma frenagem de emergência, há mais eficiência na parada do carro.


BAS
O “Brake Assist” é uma tecnologia alemã que, em caso de necessidade de parada brusca, oferece uma frenagem segura, pois, por mais que a pisada seja forte, o carro não trava as rodas e desacelera mais rápido.


CVT
O “Continuously Variable Transmission” é um tipo de câmbio encontrado no Honda FIT, Nissan Sentra e alguns modelos da Mercerdes-benz. Ele não possui engrenagens, mas, sim, polias, o que permite que as marchas variem o tempo todo, de acordo com a necessidade.


DOHC e SOHCO
DOHC, duplo comando de válvulas, é utilizado em motos e automóveis para oferecer mais potência ao motor. Já o SOHC tem apenas um comando, o que faz com que ele seja menos potente, porém, mais econômico.


EBD
O EBD é o sistema de freios complementar ao ABS, que não permite o travamento das rodas. Porém, com ele, eletronicamente, a frenagem é distribuída nas quatro rodas, o que o faz ainda mais eficiente e evita as derrapagens em paradas bruscas.


ECM e ECU
São dois tipos de controle eletrônico de módulos, responsável pela injeção eletrônica e ignição do motor.


EDC
Para evitar a derrapagens dos motores com tração traseira, esse sistema desacelera eletronicamente o carro durante a frenagem.


EFI, MPI e MPFI
EFI é a definição para alguns motores que possuem injeção eletrônica de combustível. Já a MPI e MPFI são os que têm injeção eletrônica multiponto.


EGR
Disponível desde a década de 70, o sistema de recirculação dos gases do escape tem a função de diminuir a emissão de poluentes pelo cano de escapamento.


ESP
O sistema eletrônico criado pela Daimler Chrysler facilita o controle do carro em caso de desestabilização e, com isso, evita acidentes.


FWD, RWD, 4WD e 4WIS
As três primeiras siglas descrevem qual o tipo de tração o carro oferece. O FWD para os que têm tração dianteira. Ao contrário, vem o RWD, cuja tração fica nas rodas traseiras. O 4WD para os equipados com tração nas quatro rodas. Já a sigla 4WIS não significa que o carro tenha tração nas quatro rodas, mas, sim, um sistema de suspensão nas quatro rodas.


CD, CL, GL, GLS, GLX
Essas descrições dos carros definem o conforto deles. CD, por exemplo, significa “Conford Diamond”; CL é “Confort Luxe”; GL quer dizer que a versão é a “Grand Luxo”. GLS, “Grand Luxo Super” e, por fim, GLX “Grand Luxo Extra”.


HUD
As informações vistas no painel, como a velocidade, por exemplo, em carros equipados com mostrador HUD, podem ser vistas no próprio para-brisas. Isso sem que o condutor precise desviar o olhar para o painel, graças a um sistema que projeta as informações no vidro.


OHV e OHC
O motor OHV possui o comando válvulas no bloco do motor, acionado, indiretamente, pelo uso de varetas. Já o OHC, o comando das válvulas, fica na parte superior do cabeçote do motor, acionado diretamente, sem o uso dessas varetas.


PDC
É um dos equipamentos que mais estão em moda atualmente: aquele sensor de estacionamento que avisa sonoramente se, ao dar ré, o motorista está se aproximando demais de um obstáculo, evitando colisões.


SUV
É, simplesmente, a abreviação de “Sport Utility Vehicle”. Traduzindo, nada mais é do que Veículos Utilitários Esportivos, como o X5, da BMW; Captiva, da Chevrolet; Edge, da Ford.


SW
“Station Wagon”, que é a definição utilizada para as peruas de alguns modelos.


VHC e VHCE
O motor encontrado nos automóveis fabricados pela Chevrolet oferece mais potência ao motor, graças a maior compressão do motor. A nova versão, VHCE, inclui outras vantagens, como economia de combustível e menor emissão de poluentes.

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