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Capemisa lança planos de previdência

Fonte: Monitor Mercantil

Para a empresa, seguro é um bem que dever ser disponível a qualquer cidadão

A Capemisa Vida e Previdência está programando para lançar, na virada deste mês, dois planos de previdência privada: PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) com a denominação de "Bem Feliz", destinados à classe C e que podem gerar faturamento da ordem de R$ 200 milhões. Os planos serão oferecidos tanto na categoria empresarial como individual e serão condicionados ao crédito, ou seja, os empréstimos contratados dessas financeiras já virão no pacote com um seguro de vida da Capemisa.

São produtos que, pelo conceito da seguradora, representam acumulação de renda livre, visto que se amoldam ao interesse, disponibilidade de recursos, tempo e vontade de utilização do cliente. Na prática, os planos serão moldados de acordo com a possibilidade de cada interessado.

Para José Augusto da Costa Tatagiba, presidente da seguradora, o lançamento está em linha com a política de atender a demanda com produtos adequados e com maior visibilidade para o cliente. O grande diferencial da Capemisa, seguradora com capital genuinamente nacional e que detém o segundo maior crescimento no setor (superada pela Itaú), é procurar desenvolver produtos que atendam a todas as camadas sociais e econômicas do país, tanto assim que conta com programas de capitalização e de seguro de vida específicos para população de baixa renda.

Microsseguros

A proposta de massificação do mercado segurador defendida pela Capemisa tem como bandeira o direito de acesso ao seguro como um bem inerente a qualquer cidadão. "Procuramos divulgar a cultura por seguros de forma a não só vender produtos mas, principalmente, conscientizar a população", ressalta Tatagiba. Tanto assim, que exemplo clássico de microsseguro é a apólice de apenas R$ 5 paga por um torcedor para fazer o Seguro do Samba, que garante R$ 2,5 mil em acidentes pessoais além de prêmios mediante sorteios. Parte do prêmio é destinada para o clube de futebol para o qual o torcedor tem simpatia.

Abertura de capital

Com os lançamentos de programas de previdência privada, a Capemisa está ampliando o ciclo de suas atividades. Em entrevista concedida ao Monitor Seguros, no ano passado, Tatagiba dizia que "estamos criando massa crítica", ao se mostrar otimista com o futuro da seguradora nas suas possíveis incursões no mercado de capitais. Seu presidente reforça que a empresa "está montando a estrutura necessária para abrir o seu capital".

Parta justificar seu otimismo, lembra que o patrimônio líquido da empresa pulou de R$ 100 milhões em 1994 para R$ 1,4 bilhão em 2010. A melhor relação entre receita e patrimônio pulou de R$ 700 mil em 2009 para R$ 1,2 milhão em 2010. A Capemisa já é a 14ª em tamanho de patrimônio líquido no universo de 115 seguradoras. Em termos de crescimento nas áreas de vida e previdência está sem segundo lugar a por lucro na 27ª posição do ranking das seguradoras. Após fechar 2009 com lucro líquido de R$ 32 milhões, 113% superior a 2008, e mais de 700 mil novos clientes, a Capemisa tem como meta para 2010 conquistar 1,2 milhão de novos segurados.

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