Breaking News

Accenture determina perfil e preferências de consumidores de seguros no Brasil e no mundo

Fonte: Revista Cobertura

A Accenture realizou uma pesquisa com mais de 3,5 mil consumidores em cinco países, incluindo Brasil, para verificar expectativas, serviços e os principais canais utilizados para contratar seguros. Um dos principais meios apontados globalmente é a Internet, que ganhou espaço significativo sobre os bancos e corretores como canal preferencial para esta modalidade de serviços.

No Brasil, entretanto, este canal ainda é pouco utilizado: as instituições bancárias e os corretores ainda são os preferidos pelos consumidores. A pesquisa aponta que enquanto no Reino Unido o ato de comprar ou renovar seguros por meio dos bancos só é feito por 14% dos clientes, no Brasil o número sobe para 54%. A mesma operação online no Brasil é realizada por 19%, ante 70% no Reino Unido.

"É importante destacar que a Internet é um canal em franca expansão e deve crescer de forma exponencial no futuro”, diz Raphael de Carvalho, líder da área de seguros da Accenture no Brasil. “Entendemos que Internet é a mais uma oportunidade de vendas para as operadoras de seguro", conclui.

Outros resultados importantes da pesquisa no Brasil e no mundo revelam que:

Compra de seguros em bancos é o canal mais popular no Brasil, onde mais da metade dos pesquisados (54%) disseram que irão comprar ou renovar sua apólice de seguro através de um banco nos próximos 12 meses.

Quase um terço (35%) dos consumidores estão dispostos a pagar mais para obter assistência e aconselhamento personalizado na compra de apólices de seguros.

Os consumidores preferem comprar seguros de propriedade e contra acidentes em canais online e de corretores (mencionado por 40%), enquanto os bancos estão como canal preferido para a compra de seguros de vida (mencionado por 32% dos entrevistados).

As vendas de canais on-line ganham popularidade em seguros de vida e de propriedades: 12% dos entrevistados disseram ter comprado um produto de seguro de vida por meio de um website, e 21% planejam a compra on-line nos próximos 12 meses.

Clientes da França, Itália e Espanha são os mais leais com os corretores de seguros, a pesquisa mostra que 64% dos pesquisados na França, 61% na Itália e 58% na Espanha pretendem continuar com o atual.

Os clientes de seguros do Reino Unido e da Alemanha, são os que menos prezam pela "lealdade" com seus fornecedores atuais, com 71% dos consumidores indecisos sobre a compra de sua apólice com o fornecedor atual.

A Accenture encomendou um levantamento de 3.556 consumidores com idade mínima de 18 anos que possuem pelo menos um produto de seguro. O levantamento foi realizado para avaliar os comportamentos de compra dos consumidores, as intenções e os quais as apólices mais vendidas. O pesquisa online foi projetado pela Accenture e conduzido pela Lightspeed Research de dezembro de 2009 a janeiro de 2010.

Os entrevistados foram representativos da população em idade, sexo, renda e região. Os 3.556 entrevistados incluiu 1.004 do Reino Unido, 513 da França, 511 cada um da Alemanha e da Itália, 509 da Espanha, e 508 do Brasil.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario