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Bradesco amplia venda de plano 30% mais barato

Fonte: Brasil Econômico

Limite regional e acordo com hospitais ajudam a reduzir custos

O mercado de planos de saúde deve esquentar nos próximos meses com a Bradesco Saúde avançando sobre a concorrência no segmento de pequenas e médias empresas. Para isso, a seguradora vai expandir regionalmente um plano chamado Perfil, cujo diferencial é o preço 30% mais barato do que seu plano convencional.

O Perfil foi lançado há dois anos, discretamente. Trata-se de um plano de saúde com as mesmas coberturas dos demais, porém com uma rede de atendimento limitada regionalmente. Até agora estava nas capitais Rio e São Paulo, com 1,6 mil prestadores de serviços - apenas uma pequena parte da rede de 27,2 mil prestadores da Bradesco.

A partir de julho, o Perfil será lançado em Campinas (SP), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e Blumenau (SC). Em agosto chega a Curitiba (PR), Recife (PE) e Porto Alegre (RS). A meta é conquistar pelo menos 50 mil segurados em cada uma destas cidades, afirma Marcio Coriolano, presidente da Bradesco Saúde.

Embora já tenha uma carteira de pequenas e médias empresas, que respondem por 15% do faturamento em prêmios do grupo, o objetivo é enfrentar a competição neste segmento e ampliar a base de segurados, especialmente aquelas que hoje só fazem seguros para seus diretores, diz Coriolano.

Marcio Coriolano diz que a diferença de preço do Perfil, comparado ao plano convencional, se baseia na estrutura de custos, reduzidos graças ao acordo com a rede credenciada. São médicos, laboratórios, hospitais e clínicas que aceitaram a proposta de trabalhar com a remuneração por pacotes de procedimento, ao invés de procedimentos individuais.

O pacote inverte a lógica do relacionamento dos planos com os hospitais. Por exemplo, em uma cirurgia, hoje se paga por item da lista de procedimentos utilizados - que envolve dezenas de materiais e serviços, de agulhas, esparadrapos e injeções a próteses e honorários médicos.

Pelo sistema de pacote, a seguradora paga um valor único ao hospital, que inclui todas as despesas. O hospital fica encarregado de pagar pelas despesas. Ou seja, passa a responsabilidade pela gestão para o hospital que, quanto melhor gerenciar estes custos, melhor será remunerado.

Além de ser uma rede local, com prestadores menores, tivemos condições de estabelecer um relacionamento mais próximo com essa rede, afirma Marcio Coriolano.

A Bradesco Saúde tem 2,64 milhões de segurados, dos quais 2,410 milhões estão em planos coletivos. Só 227 mil são seguros individuais. Nos planos coletivos, são 27 mil empresas no total, das quais 1,6 mil possuem o plano Bradesco Saúde Empresarial (com mais de 100 vidas seguradas) e 25,4 mil o Seguro para Pequenos Grupos (com até 99 vidas). As grandes empresas respondem por 66% do faturamento do grupo em prêmios que, em 2009, totalizou R$ 5,3 bilhões.

O movimento da Bradesco vem sete meses depois que a Amil anunciou a compra da Medial, tornando-se a maior operadora do país e deslocando a seguradora do primeiro lugar - embora sejam modelos de negócios diferentes, com regulamentações distintas, operadoras e seguradoras disputam o mesmo mercado.

Entrevistados sobre o assunto, dirigentes de dois dos principais concorrentes da Bradesco, a Amil e a Unimed, concordaram que a pequena e média empresa é um mercado importante, de mais alto crescimento, porém acreditam que estão bem posicionados para enfrentar a concorrência.

Cassio Seleme Zandona, superintendente da Amil, disse que o segmento de pequenas e médias empresas já vem bastante disputado há muito tempo e que não teme a competição.

Imaginamos que o mercado vai crescer com o próprio avanço da economia como um todo. Estamos otimistas, fazendo investimentos grandes na rede, comentou Zandona, frisando que micro e pequenas empresas representam 20% de seu portfólio de clientes pessoas jurídicas, que por sua vez respondem por 60% da empresa, tanto em número de clientes quanto em faturamento.

Para o superintendente comercial da Unimed Rio, Ricardo Escórcio, a lógica de crescimento do negócio de saúde passa pelo segmento de pequenas e médias, especialmente em uma praça como o Rio de Janeiro. O sistema Unimed tem 380 unidades espalhadas em quase todos os municípios brasileiros e a unidade carioca é a maior de todas em faturamento, de R$ 3 bilhões anuais.

Escórcio diz que o sistema Unimed nacional tem hoje mais de 100 mil clientes de planos corporativos, comparado a 1,2 mil seis anos atrás. A grande força dessa expansão é justamente o pequeno comércio, prestadores de serviços e pequenos empreendedores, aquele cara que saiu da empresa em que trabalhava e montou seu pequeno negócio.

O superintendente da Unimed também diz que vem se preparando para a concorrência: Desenhamos um produto específico para esse público e estamos investindo em verticalização, afirma Escórcio, lembrando que a verticalização garante às operadoras custos menores que os das seguradoras.

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