Breaking News

Consumidor deve ficar atento aos itens do contrato

Fonte: A Tarde - BA

A pesquisa cuidadosa e o estudo detalhado das condições de cada seguro residencial são fundamentais para evitar decepções na eventualidade de um sinistro (como, no jargão do mercado, são chamados os acontecimentos que geram indenizações, como incêndio e roubo), destaca a coordenadora institucional da Pro Teste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, Maria Inês Dolci.

Com produtos cada vez mais diferenciados, é fundamental que o consumidor saiba exatamente o que está contratando.

"Antes de fechar qualquer proposta, o consumidor deve saber exatamente suas necessidades e avaliar qual produto é mais adequado", explica.

Outro ponto fundamental é saber quais riscos estão excluídos das apólices. Estudo recente feito pela Pro Teste mostrou que a maioria das empresas do mercado não oferece proteção contra inundação e alagamento.

Cobertura "O consumidor precisa entender o que ele está pagando em cobertura. Geralmente, a diferença de custo significa diferença no produto. Não é só comparar preços, mas o que os planos oferecem - aponta Paulo dos Santos, da Susep.

Quando fizer seguro do conteúdo do imóvel, que inclui itens como móveis e aparelhos eletrônicos, o recomendável é verificar junto à seguradora as condições de ressarcimento.

Emalguns casos, a seguradora exige nota fiscal do item, enquanto em outros é feita uma estimativa de valor dos produtos.

Outra dica é conferir com atenção quais são as coberturas previstas no plano contratado, limites máximos de indenização e condições de pagamento.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario