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Entrevista com Antônio Carlos Costa, Dir. Regional N/NE/RJ/ES da HDI Seguros

O blog Seguros-SE entrevistou o Diretor Regional N/NE/RJ/ES da HDI Seguros, Antônio Carlos Costa. Veja a seguir as respostas e impressões de uma das grandes personalidades do mercado de seguros.

Seguros-SE – A HDI tem apresentado um ótimo crescimento em todas as regiões do país, qual o market share que a companhia espera alcançar?

Antônio Carlos - Nosso objetivo é dobrar o faturamento da HDI no Brasil nos próximos quatro anos, crescendo acima de 20% ao ano. Em 2009 faturamos R$1,2 bilhão, alcançando mais de 1 milhão de veículos segurados.

Seguros-SE – Analisando os números, em Sergipe o crescimento de 2009 foi muito bom, quais os planos da companhia para o estado?

Antônio Carlos - Em 2009 conseguimos uma evolução muito importante em Sergipe e em 2010 estamos no mesmo ritmo. Estou confiante em poder aprovar a abertura de uma Filial em Aracajú no início de 2011. Hoje temos negócios com praticamente todos os corretores do Estado e nossa forma de operar tem recebido ótima aprovação desses profissionais.

Seguros-SE – O fato de ser uma empresa “low cost” permite que a HDI pratique, em vários veículos, preços muito competitivos, a sinistralidade ainda permite essa prática?

Antônio Carlos - Na medida em que evoluímos nosso faturamento conquistamos mais estabilidade na relação sinistros avisados e prêmio ganhos, tornando nossa operação muito estável, sem falar nos ganhos de escala para reduzir ainda mais nossas despesas administrativas em termos relativos.

Seguros-SE – A HDI acaba de receber um prêmio concedido pela Federação de Dirigentes Logistas da Bahia, qual a importância desse prêmio para a companhia?

Antônio Carlos - Significa muito para a Equipe da Filial Salvador. É o resultado do grande investimento que a HDI realizou na Bahia em 2008, transferindo sua Regional do Rio para Salvador, inaugurando seu 1º Bate pronto do Nordeste, e acima de tudo formando uma Equipe de profissionais muito disciplinada, competente e motivada.

Seguros-SE – Várias seguradoras estão com problema no atendimento ao segurado nas oficinas de concessionárias, como está o atendimento na HDI?

Antônio Carlos - Vez por outra as Seguradoras enfrentam esse problema, fruto da necessidade de encontramos o equilíbrio entre as necessidades das concessionárias e o preço justo a ser cobrado pela mão-de-obra e as peças fornecidas. Não vou dizer que a HDI está livre desse problema no estado de Sergipe, mas posso garantir que temos uma forma de operar e negociar que nos garante um atendimento satisfatório junto aos nossos segurados.

Seguros-SE – O mercado de seguros apresentou um grande número de aquisições e fusões, principalmente no ano passado, você acredita que ainda existe espaço para uma maior consolidação?

Antônio Carlos - Eu particularmente não vejo muito mais espaço para que o Mercado Segurador evolua para uma maior concentração. Os últimos movimentos nesse sentido praticamente selaram as principais oportunidades que existiam no Mercado Segurador Brasileiro.

Seguros-SE – Muitas seguradoras tem optado por adicionar benefícios na contratação do seguro automóvel, como atendimento residencial, help desk, etc. Qual a visão da HDI sobre esses serviços?

Antônio Carlos - Optamos pelo modelo “low cost”, já mencionado acima, e neste sentido estamos sempre procurando que nossa proposição de valor ao mercado tenha equilíbrio. Não adianta agregar muitos atributos ao seguro de automóvel e por conseqüência perder competitividade. O consumidor está cada vez mais informado e capacitado para avaliar a melhor proposta de valor que está sendo ofertada vis a vis suas reais necessidades.

Seguros-SE – Deixe uma mensagem para os corretores de seguros e o mercado sergipano.

Antônio Carlos - Nos últimos 5 anos tenho acompanhado de perto a evolução do Mercado Segurador do Nordeste. É impressionante como os corretores estão evoluindo e se profissionalisando. Em Sergipe percebo uma particularidade muito interessante: união de lideranças e muito interesse pelo desenvolvimento profissional. Neste sentido quero relatar aqui os 10 credos que todo empreendedor deve ter em mente, constantes do último livro publicado por Philip Kotler, para muitos o pai do marketing moderno, intitulado “Marketing 3.0”. É preciso acreditar nesses valores para prosperar no mundo atual.

1- Trate seus clientes com amor e seus concorrentes com respeito;
2- Quando os tempos mudarem, mude também;
3- Esclareça quais são seus valores e não abra mão deles;
4- Concentre-se no segmento ao qual você pode proporcionar mais benefícios;
5- Defina preços (no caso dos corretores de seguros, suas comissões) justos para refletir sua qualidade;
6- Ajude seus futuros clientes a encontrá-lo;
7- Considere seus clientes como se fossem seus clientes para o resto da vida;
8- Toda empresa é uma empresa de serviço, pois todo produto envolve um serviço;
9- Aprimore seus processos de negócios a cada dia;
10- Os gestores sábios consideram outros aspectos além do impacto financeiro de uma decisão.

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