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Opinião: Indústria veloz

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

JULIO CEZAR ALVES DE OLIVEIRA
PRESIDENTE DA BRASILVEÍCULOS

O Brasil se tornou o quinto maior produtor de automóveis do mundo, de acordo com a Organisation Internationale des Constructeurs d\'Automobiles (Oica). Com 2.576.628 unidades fabricadas em 2009, o País superou a produção dos Estados Unidos, na sexta posição com 2.249.061 unidades.

A notícia é estampada nos jornais no exato momento em que toda a cadeia econômica ligada à comercialização de automóveis busca alternativas para enfrentar o fim da tão bem sucedida redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros novos.

Os dados divulgados refletem um mercado que não para de crescer e também como o Brasil encarou de maneira satisfatória a crise financeira internacional. Além disso, os números dos fabricantes estão alinhados com as estatísticas de comercialização de novos seguros de automóveis em todo o Brasil, mostrando que o setor continua progredindo a toda velocidade.

Em 2009, esse mercado cresceu 13%, acima até mesmo do percentual de aumento de comercialização de veículos novos, em 11,4%. O bom desempenho faz com que o seguro de automóvel se mantenha como o setor com maior faturamento entre os segmentos das seguradoras.

É importante lembra que esses números positivos se devem, em muito, ao IPI menor, mas não podemos esquecer que o Brasil passa por um momento de aumento da massa salarial e retomada do crédito.

Esse cenário impacta também diretamente nas vendas de veículos seminovos, o que faz as seguradoras investirem em novos serviços e coberturas específicas para determinados nichos de mercado. Por isso, especialistas do setor prevêem um crescimento de 20% no setor de seguros de autos ao longo de 2010.

O principal é que essas projeções animadoras significam ganhos mais significativos do que lucros e vendas recordes. Representam ganhos sociais. Manteremos aí trabalhadores nas linhas de produção, vendedores atarefados nas agências, corretores de seguros fechando novas apólices, além de impostos como IPVA sendo depositados nos cofres públicos. Isso sem contar o trabalho dos profissionais de marketing e publicidade, fundamentais no varejo.

O cenário atual da economia brasileira mostra que os números da indústria automobilística representam muito mais do que somente uma ajuda para o brasileiro garantir o carro novo na garagem. Os efeitos são diversos para a sociedade. É um dos caminhos para o Brasil continuar crescendo, com produção e emprego para todos

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