Breaking News

Seguro para ajudar

Fonte: Zero Hora - RS

Pioneiro no lançamento de um seguro contra roubo de gado, o banco Santander oferece o serviço para criações que estiveram distante pelo menos 3 quilômetros de rodovia asfaltada. Para o integrante da Comissão de Assuntos Fundiários da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Paulo Ricardo Dias, a ideia é boa e necessária, mas da forma pela qual foi concebida, é pouco prática e excluiria mais de 50% dos produtores gaúchos.

O gado não fica parado num lugar só, é manejado. E a maioria das propriedades, principalmente da Metade Sul, tem algum pedaço de terra que fica perto da estrada destaca.

Para o presidente do Sindicato Rural de Uruguaiana, Júlio Silveira, o seguro não é viável porque a maioria dos casos de abigeato ocorre em propriedades de beira de estrada.

Superintendente interno de Agronegócio do Santander, Walmir Segatto, explicou que algumas propriedades não têm condições de evitar o roubo. Em nota divulgada pela assessoria de imprensa do grupo, o banco informou que a cláusula de roubo do seguro pecuário é feita de acordo com cada cliente e que o banco disponibiliza um técnico para avaliar a viabilidade da necessidade de cada um.

Preste atenção

Sempre é bom lembrar para cobrar. Em recente seminário sobre abigeato em Bagé, o secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, anunciou investimentos de R$ 90 milhões ainda para 2010 nas políticas de fronteira. Uma das demandas do seminário foi a criação de delegacias especializadas em crimes rurais.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario