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Faturamento de seguro auto acompanha produção de veículos novos

Fonte: Rating de Seguros

No primeiro semestre, a produção de veículos no Brasil foi de 1,75 milhão de unidades - um recorde da indústria automobilística brasileira - contra 1,47 milhão no primeiro semestre de 2009. Os dados são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Para o mercado de seguros, esses números merecem atenção, já que o ritmo da comercialização de apólices de auto, que constitui o principal filão do setor, acompanha de perto o desempenho da produção das montadoras. É o que se vê no gráfico abaixo, em que o economista e consultor do Sincor-SP, Francisco Galiza, relaciona dados cedidos pela Susep e Anfavea. Em cada mês, os valores correspondem ao somatório dos números obtidos nos 12 meses anteriores. Ou seja, acumulado móvel 12 meses.

De acordo com o consultor, a ilustração também destaca outros detalhes interessantes. Pode-se ver que, após a crise global deflagrada no final de 2008, o faturamento do setor de seguros de auto esboça uma curva para baixo bem mais suave que a observada na produção de veículos: “possivelmente pela existência dos seguros dos carros já existentes”, considera. O gráfico também deixa claro a reação positiva de ambos os setores a partir do final de 2009.

Previsão para 2010

Tendo em vista a íntima relação entre as produções de veículos e de apólices de auto, a previsão da Anfavea para o segundo semestre deste ano é também do interesse dos corretores de seguros. De acordo com a entidade, o intenso crescimento nos primeiros seis meses, de 19,1%, em relação ao mesmo período do ano passado ainda leva em conta a comparação com um período atípico, de baixa produção, já que o mercado de veículos ainda vivenciava os efeitos da fase mais aguda da crise mundial. Por isso, a expansão
deverá prosseguir em 2010, mas em um ritmo mais lento na comparação com 2009, alcançando 7% no final do ano.

Conforme a Anfavea, de janeiro a junho de 2010 foram produzidos 1,753 milhão de automóveis comerciais leves, caminhões e ônibus. Em junho, a produção somou 306,35 mil unidades, ,7% acima do volume no mesmo período de 2009. A produção das montadoras continua sendo puxada pelo mercado doméstico. O desempenho da venda dos importados tem sido destaque, ao avançar 35%. O Brasil encerrou o primeiro semestre na quinta posição entre os principais produtores mundiais de veículos, perdendo o quarto posto para a Alemanha, que vendeu 18 mil unidades a mais .

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