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Para a Tokio Marine, Brasil é estratégico

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

A Tokio Marine manteve aplicados no Brasil os R$ 670 milhões que recebeu, em 2009, pela venda da parte do capital na joint venture que a unia ao grupo Real (ABN Amro), adquirido pelo Santander.

"Decidimos deixar todo o dinheiro no País para expandir os nossos negócios", disse o presidente da seguradora japonesa, Akira Harashima, acrescentando que essa decisão estratégica demonstra "o grande comprometimento que a Tokio Marine tem com o Brasil".

Segundo ele, o mercado brasileiro já é a terceira maior operação do grupo fora do Japão.

E a aposta no País ganha força diante de uma das principais prioridades da holding, que é a de expandir os negócios pelo mundo. No Brasil, Akira Harashima vê diferentes oportunidades de negócios, a começar pelo chamado microsseguro, segmento em que o grupo acumulou expertise a partir de operações na Índia.

Há também otimismo quanto às perspectivas oferecidas em seguros voltados para o outro extremo da pirâmide social, incluindo as grandes obras de infraestrutura que estão sendo realizadas no Brasil.

"A Tokio Marine tem experiência e habilidades nessa área e, nos últimos dois anos, vem expandindo bastante esse tipo de negócio", afirmou o executivo.

VANTAGEM. Ao participar de encontro promovido pela Associação das Assessorias de Seguros do Rio de Janeiro (Aconseg-RJ), no início da semana, ele disse a empresários desse setor que a Tokio Marine tem a vantagem de atuar em vários segmentos, como em varejo, automóveis e produtos de afinidades. "Temos capacidade para atender a todos os mercados", garantiu.

Akira Harashima comentou, no encontro, que a Tokio Marine não poupará esforços para ser "a seguradora escolhida pelas assessorias como parceira de confiança, principalmente em relação à qualidade da operação e dos produtos e serviços". Ele observou que, no Rio de Janeiro, as assessorias, que são plataformas de produção em apoio ao pequeno corretor de seguros, já respondem por 55% da receita da carteira de automóvel da Tokio Marine no estado. Na média nacional, essa participação é de 40%.

Harashima disse ainda que a seguradora promoverá, a partir deste mês, uma campanha de incentivo voltada exclusivamente para o segmento das assessori

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