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Publicidade é preservada em meio à redução de despesas

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

As seguradoras não só mantiveram como aumentaram a verba destinada à publicidade e propaganda institucional ao longo do primeiro semestre do ano, apesar do corte de R$ 142 milhões aplicado nas despesas administrativas. A cifra empregada na produção e veiculação de anúncios subiu 8,7%, para R$ 152,7 milhões, contra R$ 140,5 milhões contabilizados de janeiro a junho de 2009, segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Já o dinheiro injetado em publicações diminuiu no semestre16,9%, de R$ 15 milhões para R$ 12,4 milhões. O mesmo foi verificado no montante dos recursos dedicados a doações e contribuições, que caiu de R$ 33,1 milhões para R$ 30,8 milhões: queda de 7,1% sobre os seis meses iniciais do exercício anterior.

Com as despesas administrativas totais, o mercado de seguros comprometeu R$ 3,126 bilhões de janeiro a junho, 4,3% abaixo dos R$ 3,268 bilhões contabilizados no primeiro semestre de 2009. Contudo, as despesas administrativas diversas avançaram 33,5%, pulando de R$ 186,7 milhões para R$ 249,3 milhões, acréscimo de R$ 62,5 milhões.

TRABALHO.
Na primeira metade do ano, a contenção de gastos atingiu com mais rigor a folha de pagamento, que sofreu corte de R$ 201,1 milhões.

A conta com pessoal próprio recuou 13,2%, caindo de R$ 1,521 bilhão para R$ 1,320 bilhão.

O mesmo não ocorreu com o dispêndio de R$ 721 milhões feito para manter em funcionamento os serviços de terceiros. Tal desembolso subiu 5,8%, o equivalente a R$ 39,6 milhões a mais.

As seguradoras também diminuíram custos com localização e funcionamento de suas matrizes e filiais. A queda foi de 6,4%, para R$ 650,9 milhões, representando uma economia de R$ 44,3 milhões frente aos gastos comprometidos até junho do ano passado.

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