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Bradesco Seguros pode crescer até 18%

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

O Grupo Bradesco Seguros, líder do mercado segurador brasileiro, deve encerrar o ano com crescimento de 15% a 18% em seu faturamento, de acordo com o presidente da empresa, Marco Antonio Rossi. "É um resultado bem forte e acredito até que poderemos superar esta marca", disse o executivo ao Jornal do Commercio.

No primeiro semestre, a receita da empresa foi a R$ 14,539 bilhões, alta de 23,7% em relação a igual período de 2009. Segundo Rossi, um dos destaques do desempenho do Grupo Bradesco Seguros é que não existe um segmento que puxa o resultado - todos eles têm crescido de forma muito sólida, acentuou, citando o exemplo das modalidades de capitalização, automóveis e saúde, que tiveram expansão de cerca de 30% de janeiro a junho.

"Esta é uma boa característica.

Toda a empresa cresceu de maneira uniforme." Rossi destacou que o mercado segurador do País vive ótimo momento e que a crise internacional de 2008 mostrou que o modelo de regulação brasileiro é muito eficiente. As seguradoras brasileiras, tal como os bancos, não tiveram nenhum tipo de problema, comentou. "As empresas são sólidas e o modelo é bem estruturado." O desafio, na avaliação do presidente, é tornar os seguros mais simples, no que diz respeito aos atendimentos, no entendimento dos clientes e na contratação. "Essa é a oportunidade de tornar mais fácil o acesso aos seguros", disse. O tema, frisou, já vem sendo debatido pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e vai dar impulso ao mercado brasileiro de seguros.

Pensando neste conceito, a Bradesco Seguros já está trabalhando produtos simplificados e pretende com eles alcançar as classes C e D, nicho ainda pouco explorado pelo mercado segurador. "Queremos atrair o público para produtos mais simples, como seguro residencial e de vida, para partir para produtos com maior sofisticação.

Vamos estar ao lado do cliente quando ele comprar seu carro e sua casa, mas a porta de entrada será o produto simplificado." FOCO. Já de olho no potencial mercado de microsseguros, que depende apenas de regulação específica, a Bradesco Seguros começou a focar nos produtos mais simples, que terão maior acesso entre a população que ainda não possui nenhum tipo de apólice. "Vamos transformar a sociedade brasileira, de forma positiva, no que diz respeito ao conceito de seguros. A população estará mais protegida." A empresa pretende aproveitar a presença das agências do Bradesco em todo o País, com alcance em todos os extratos sociais. "Queremos transformar isso em crescimento de venda de seguros.

Criamos produtos específicos para cada tipo de público." Atualmente, a Bradesco Seguros possui diversos produtos que se enquadram no perfil das classes C e D. Segundo Rossi, proteção não tem preço e o público em geral não sabe que existem seguros muito baratos no mercado. "Seguro de casa tem custo baixíssimo, de R$ 25 a R$ 30 por ano, e protege a casa em caso de incêndio, raio e explosão. Temos também seguros de vida, produto que todos deveriam ter, custam pouco e são fáceis de contratar", comentou.

Na área de saúde, a empresa oferece os planos Bradesco Saúde Perfil, planos empresariais, voltados para pequenas e médias empresas. O diferencial deste produto, que mantém as mesmas coberturas dos planos convencionais e disponível para contratação a partir de cinco vidas, é a sua cobertura regionalizada, ideal para quem não precisa de cobertura nacional.

"Criamos uma rede credenciada de atendimento para estas regiões. Funcionários de empresas de pequeno porte não costumam ser transferidos para outras regiões, então estamos atingindo esta camada da população que em geral não se movimenta muito." Rossi afirmou que o mercado de seguro de vida está crescendo, apesar de ainda não ter o mesmo vigor dos demais segmentos. No primeiro semestre, o mercado brasileiro registrou expansão de 15%.

"Apesar disso, é um segmento que pode crescer mais", disse.

Segundo o executivo, cerca de 95% das empresas oferecem seguro de vida para os funcionários.

"Isto é uma ocupação de mercado muito forte." O mercado tem sido muito criativo nesta área, disse Rossi.

Nos últimos anos, foram criados diversos produtos, como o auxílio funeral, produto muito procurado pelas classes C e D, e o seguro de doenças graves. "O seguro de vida individual está limitado ainda, mas estes outros produtos têm potencial."

GRANDES RISCOS.
Um dos segmentos que pode ajudar a empresa a ampliar suas receitas nos próximos anos é o de seguros para grandes riscos.

Rossi comentou que é uma área em que a Bradesco Seguros já atua, mas que oferece muitas oportunidades. "Temos grandes obras no País e estamos presentes neste mercado.

Para a empresa, todos os segmentos são prioridade e com esta área não poderia ser diferente." O executivo chamou atenção para a necessidade de fazer planos de previdência privada.

Ele comentou que a população do País está ficando mais velha, o que é um dado positivo, relacionado à qualidade de vida, mas que é preciso pensar na condição financeira após a aposentadoria.

"Viver muito é bom, mas com estabilidade financeira é muito melhor." Segundo Rossi, a partir de R$ 30 por mês é possível fazer um plano de previdência privada, valor acessível a grande parte da população. "O grande segredo da previdência privada e começar cedo. Nós já fomos o país do jovens, mas o mundo está mudando e a população está vivendo cada dia mais. Já temos no Brasil cerca de 14 mil pessoas com mais de 100 anos." A Bradesco Seguros tem participação de mercado de mais de 30%. A empresa detém ainda 35% das reservas de previdência do País, totalizando R$ 65 bilhões. "Os planos são transparentes, de fácil entendimento.

Isso impulsionou muito o mercado", disse.

LONGEVIDADE.
Marco Antonio Rossi destacou que a Bradesco Seguros promove uma série de eventos abordando o tema da longevidade. Um deles é o Fórum da Longevidade, criado para discutir os assuntos relacionados a viver mais e o que isso representa para a sociedade.

Outro evento realizado pelo grupo é a Corrida e Caminhada da Longevidade, que visa estimular a prática de esportes e melhoria da qualidade de vida.

No Rio de Janeiro, a empresa iniciou o programa Porteiro Amigo do Idoso, em parceria com o Senac-Rio. "Começamos a fazer o treinamento dos porteiros em Copacabana, para que eles possam prevenir qualquer acidente e aprendam a identificar problemas de saúde." A Bradesco Seguros criou também o Fórum de Riscos, que trata dos riscos para a segurança e para a sociedade, discutindo ainda questões de aquecimento global e sustentabilidade.

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