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Com R$ 1 bi em caixa, Sulamérica irá às compras e planeja diversificação

Fonte: Brasil Econômico

Seguradora está de olho em aquisições na área de saúde e odonto e estuda abrir área de distribuição de seguros massificados

Há seis meses na presidência da Sulamérica, Thomaz Menezes, que substituiu Patrick Larragoiti, tem o grande desafio de disputar espaço num mercado cada vez mais concorrido, mas com grande potencial de crescimento nos próximos anos. Além do crescimento orgânico, a estratégia inclui aquisições, principalmente nas áreas de saúde e odontologia. "A tendência do mercado de saúde é de consolidação e queremos fazer parte disso", diz Menezes. Com um caixa de R$ 1 bilhão, recursos para isso não serão problema.

Ele ressalta, porém, que os ativos estão muito disputados no Brasil, pois todo mundo está olhando oportunidades de investimentos por aqui. Thomaz explica que só serão feitas aquisições a valores considerados justos. "Faremos compras de forma responsável", diz. Na época da posse de Menezes, o comentário no mercado era exatamente o fato de que seu perfil de bomnegociador teria sido decisivona escolha.

A maior parte do caixa da seguradora deriva dos recursos da abertura de capital da empresa, que ocorreu em 2007. "Mais os resultados positivosque a companhia tem entregado", comenta Menezes, lembrando que em 2009 a seguradora distribuiu50% do lucro aos acionistas, num total deR$199 milhões.

Hoje, cerca de 60% das receitas da Sulamérica vêm do seguro saúde. A pesar de sermuito complementar a essa operação, a carteira de odonto é muito pequena, com um potencial enorme de venda cruzada comsaúde.

Distribuição Segundo Menezes, os corretores estão "ressabiados" depois das recentes associações de grandes seguradoras de massificados que atuam com corretores com seguradoras de bancos - como Porto Seguro com Itaú Unibanco e Mapfre, com Banco do Brasil. "Queremos ser a preferida dos corretores", diz Menezes. A seguradora também tem parcerias com bancos para distribuição de alguns produtos, como Santander, HSBC, Citibank, Banco de Brasília (BRB) e Banrisul, além da Caixa no seguro habitacional. "E há mais parcerias no horizonte." Apesar do foco na distribuição por meio do corretor (responsável por 85% das vendas), ele reconhece a necessidade de diversificar os canais de distribuição.

"Estamos olhando a área de afinidades, pois somos muito tímidos nos canais massificados", avalia o presidente. Recentemente, a Sulamérica criou a Diretoria de Estratégia e Execução, que tem a responsabilidade de identificar oportunidades de mercado e novos produtos.

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