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A HDI quer crescer em SP para dobrar de tamanho

Fonte: O Estado de São Paulo

A seguradora HDI, controlada pela alemã Hannover Re, uma das maiores empresas de resseguros do mundo, estabeleceu uma meta ambiciosa de crescimento no País. Até 2013, a empresa, focada no seguro de veículos para as classes emergentes, quer dobrar de tamanho e chegar a um faturamento de R$ 3 bilhões – a previsão é fechar este ano com R$ 1,5 bilhão. Para isso, pretende aumentar a presença no Sudeste onde tem sua menor fatia do mercado nacional, com 4,1% do market share. “Com apenas 3,3% do mercado, São Paulo puxa o índice para baixo”, diz João Francisco Borges da Costa, presidente da HDI. Segundo ele, nos próximos três anos, a projeção é dobrar esse porcentual para 6,6% em São Paulo e chegar a um total de mais de 2 milhões de veículos segurados no País. Os planos da HDI baseiam-se nas projeções do mercado segurador para o setor automobilístico, que prevê uma de venda anual de 7 milhões de automóveis em 2013, ante os 3,2 milhões estimados para este ano.

Com forte presença no Sul do Brasil, onde iniciou suas atividades, em 1979, atendendo subsidiárias de empresas alemãs, a HDI começou atuando em parceria com companhias locais. Decidiu ampliar sua atuação para o mercado nacional apenas em 1996, com a aquisição da Seguradora Paulista. Mas foi em 2005, quando comprou as operações da divisão de seguros de autos e bens do HSBC, antiga Bamerindus Seguros, que deu um salto nos negócios, dobrando a sua carteira para 700 mil veículos segurados. Ao mesmo tempo, ao adquirir as operações de seguros do HSBC, o banco passou a distribuir os seus produtos.

Bandeira

A aliança com o HSBC foi decisiva para que a HDI fincasse sua bandeira em todas as regiões brasileiras. O Sul, com 15% de participação de mercado, e o Norte, com 9,2%, são os principais redutos da seguradora, enquanto o Nordeste e o Centro Oeste, com índices inferiores a 6%, são potenciais focos de crescimento ao lado do Sudeste. Além da expansão orgânica dos negócios, a HDI não descarta a compra de concorrentes. “Assim que tivermos consolidado a incorporação da HSBC, partiremos para novas aquisições”, afirma Costa.

Segundo ele, o nicho de automóveis continuará sendo o foco da HDI. A seguradora ocupa a sétima colocação no ranking geral de seguros de veículos, liderado pela Porto Seguros. No primeiro semestre deste ano, o mercado total de seguros movimentou R$ 50,7 bilhões, dos quais R$ 9,3 bilhões vieram das vendas de seguros de automóveis. O Brasil já é o quinto principal mercado fora da Alemanha para o grupo Hannover, que faturou 22 bilhões de euros em 2009, “Com o aumento da renda da população e o aquecimento da economia a importância do País para os negócios do grupo deve crescer”, afirma.

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