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Em parceria com Assurant, Tim vai distribuir seguros

Fonte: Brasil Econômico

Operadora tem 44 milhões de linhas e espera oferecer, inicialmente, apólices para casos de roubo e furto, garantia estendida e quebra acidental do aparelho

Após terem desbravado as bases de clientes das redes de varejo e das companhias de serviços públicos, seguradoras que atuam com distribuição massificada de seguros estão com grande apetite para explorar melhor a clientela das operadoras de telefonia celular. E não é para menos, já que no Brasil há 187 milhões de celulares, segundo dados de julho da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

A Tim acaba de fechar parceria com a seguradora Assurant Solutions para distribuir seguros contra roubo e furto de celular, garantia estendida e quebra acidental do aparelho, segundo fontes que acompanharam a negociação. As apólices serão oferecidas nas lojas da operadora, que hoje tem cerca de 44,9 milhões de linhas, o equivalente a 24% do mercado de telefonia móvel.

A Vivo oferece alguns tipos de seguros em parceria com a Mapfre há cinco anos e,mais recentemente, também fechou parceria com o Santander para oferecer apólice de vida. Segundo fontes do mercado, a Oi também estaria fazendo uma concorrência para escolher uma seguradora.

A companhia, porém, não confirma a informação. A Claro, quando ainda era BCP em São Paulo, distribuiu seguro de roubo e furto de celular, mas hoje não oferece mais nenhum tipo de seguro.

Estratégia "Nas parcerias, a preocupação é oferecer seguros que tenham relação com o negócio principal da empresa parceira", diz Cassio Stavale, vice-presidente comercial da Assurant Solutions.

Além da receita extra com serviços financeiros, o interesse das operadoras na operação de seguros é a de fidelizar o cliente com a oferta de serviços agregados que façam o cliente pensar duas vezes antes de migrar para a concorrência -aindamais agora, coma portabilidade, que dá aos usuários a opção de trocar de operadora com o mesmo número de telefone.

"É mais difícil o cliente trocar de operadora e ficar sem o serviço", diz Maurício Romão, diretor de produtos e serviços financeiros da Vivo (leia mais ao lado).

Proteção financeira Como a cobrança do seguro é feita por meio da conta do usuário, os produtos são mais aderentes aos clientes que possuem planos pós-pagos. Como dos 44 milhões de clientes da Tim, aproximadamente 35 milhões possuem planos pré-pagos, a Assurant já estuda produtos voltados especificamente para esse público.

Até o final do ano, também serão oferecidos seguros de proteção financeira. No caso do cliente perder o emprego ou sua fonte de renda, o seguro paga um número de contas de celular (três ou quatro).

Inicialmente, os produtos de roubo e furto, garantia estendida e quebra acidental serão vendidos de forma separada, mas a intenção é fazer combos do produto, comenta Stavale, o que dilui o risco. No caso de indenização pela ocorrência de furto, por exemplo, as coberturas de quebra ou garantia não serão usadas. Os combos devem estar disponíveis até o primeiro semestre do ano que vem.

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