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Minas Gerais terá clube de seguros de pessoas

Fonte: Diário do Comércio  MG

CSP-MG será presidido por Hélio Marcelino Loreno, da Classic Seguros


Com portfólio de produtos extenso e adaptável aos mais diversos orçamentos familiares, necessidades e faixas etárias, o mercado de seguros pessoais no país registrou, nos primeiros sete meses deste ano, crescimento de 15% ante igual período de 2009. A receita de R$ 59,5 bilhões obtida com a venda de planos de previdência, de saúde/odontológicos e, ainda, de títulos de capitalização no mesmo intervalo é, somente, mais um indicativo de que, a exemplo do que já acontece nos Estados Unidos e Europa, também no Brasil a população tem reservado parte do orçamento para investir nestes produtos.


Para divulgar a cultura do seguro pessoal entre os mineiros, um grupo de empresários do setor que atuam no Estado acaba de criar o Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP-MG), que será representado pelo presidente da Classic Seguros, Hélio Marcelino Loreno. Com experiência de 30 anos no segmento, 10 deles como vendedor e os 20 anos restantes como empresário, ele afirma que nada pode deter a trajetória de crescimento desse produto (seguro). "Todos os outros estados do Sudeste e do Sul do país já têm o seu Clube. Em Minas, houve uma iniciativa do gênero na década de 80, mas que não saiu do papel. Resolvemos retomá-la agora devido ao crescimento do mercado", destacou.

O trabalho do CSP-MG será direcionado a todos os personagens que compõem a cadeia do setor. De um lado, as empresas que atuam como fornecedoras dos seguros e os corretores que fazem a distribuição do produto no mercado. Na outra ponta, a sociedade que, no caso brasileiro, representa um mercado em potencial que deve continuar crescendo, já que o nível salarial da população tem melhorado e, por isso, as famílias passaram a incluir os seguros pessoais em seus orçamentos mensais. " um orgão técnico, de esclarecimento e capacitação dos corretores, propondo uma conduta ética de trabalho, integração e visão de futuro em um ambiente apolítico. No caso do consumidor, queremos divulgar o seguro social e explicar qual é a lógica dos planos", observou o dirigente.

Apagão 

Entretanto, o crescimento do setor de seguros pessoais no Brasil não tem sido acompanhado pela capacitação de mão de obra para atuar na área. Ao contrário, profissionais de nível técnico que tenham experiência estão sendo "caçados" pelas empresas do ramo em todo o país. "Minas possui um dos maiores PIB (Produto Interno Bruto) do país e, por isso, um Estado de grande relevância para as seguradoras", analisou Loreno.

Para conter os efeitos nocivos do apagão de mão de obra, o CSP-MG também pretende divulgar a carreira com seus ganhos e diferenciais para atrair novos candidatos.

O CSP-MG conta com o apoio do Sindicato dos Corretores de Seguros de Minas Gerais (Sincor-MG) e dos sindicatos das seguradoras de Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso (Sindseg MG, DF, GO e MT). A associação já conta com estatuto e diretoria eleita, bem como membros da comissão fiscal e conselho consultivo, com mandato de dois anos (30 de julho de 2012).

Entre os fundadores, estão cerca de 40 profissionais de notoriedade no mercado (representantes de seguradoras ou corretores especializados). Somam-se a eles, ainda, o grupo de beneméritos mantenedores que são pessoas jurídicas (seguradoras, corretoras e empresas de assessoria). "Em um segundo momento, serão incluídos corretores pessoas físicas que atuam no mercado de seguros para compor o Conselho Consultivo", finalizou Loreno.

Diretoria
Presidente: Hélio Marcelino Loreno 
Vice-presidente: Edson Ferreira Iria 
Diretor Social: Maurício Tadeu Barros de Morais
Diretor Tesoureiro: João Paulo Moreira de Mello 
Diretor de Seguros: Sérgio Canesso Viegas 
Comissão Fiscal: Claúdio Márcio Dias Ministério, Edi Alves A. Saturnino, Helder Lara Barbosa, Nobel Souza da Costa, Wellington Pires 
Conselho Consultivo: Roberto Silva Barbosa, Maria Filomena Magalhães Branquinho e Luciano Lima.

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