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Mudança no perfil

Fonte: Diário de Pernambuco - PE

Com as mudanças no perfil do investidor, o desafio das empresas de previdência privada é simplificar os produtos e torná-los mais palatáveis ao novo consumidor. Trocar a sopa de letrinhas (PGBL e VGBL), por exemplo, por "poupança para aposentadoria".

Até porque ainda é baixa a penetração da previdência complementar no mercado doméstico brasileiro.

Apenas 4% dos domicílios possuem o produto em suas carteiras de investimentos. Mesmo assim, o potencial de crescimento é animador: o número de famílias que pretendem poupar passou de 29% para 44% entre 2008 e 2009. São 9,7 milhões de planos contratados e R$ 201 bilhões em ativos (ver quadro).

Para Renato Russo, há um longo caminho para a assimilação e a popularização da previdência privada no país. Segundo ele, a população ainda identifica na Previdência Social o grande guarda-chuva da aposentadoria.

Ao mesmo tempo, o executivo da Fenaprevi diz que o brasileiro está mais sensível à necessidade de garantir um futuro melhor quando se aposentar. "Até as faixas de renda cobertas pela previdência pública têm a preocupação de criar maior proteção na aposentadoria e realizar algum projeto de vida".

Já o superintendente-executivo de Previdência do Grupo Santander, Alessandro Andrade, revela que as pesquisas internas confirmam que as pessoas de todas as classes sociais têm o desejo de acumular dinheiro para ter uma aposentadoria melhor.

O executivo reconhece que faltam informação e conscientização a esse público, além do que o produto ainda é muito sofisticado. Ele resume a mensagem: "Temos que dizer que você acumula hoje para ter um futuro mais tranquilo".

O economista Alexandre Jatobá, coordenador de economia da Faculdade Boa Viagem (FBV), destaca que hoje está ultrapassada a imagem que a previdência privada é inacessível e tem custo elevado. Ele cita que é possível contratar um plano com desembolso mensal de apenas R$ 60. Além disso, o economista aponta a bancarização das classes C, D e E como uma porta aberta para a oferta desse tipo de produto

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