Breaking News

América Latina é mercado ascendente

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

Na avaliação do vice-presidente Comercial para América Latina da Aon Affinity Latin America, Evandro Baptistini, apesar da crise econômica mundial, estudos apontam que a indústria de seguros da América Latina (AL) foi a que registrou maior aumento nas vendas: 11% em 2008, alcançando receita de prêmios de 69 bilhões de euros, apontando o continente como um dos mais promissores do mundo pelos grupos seguradores, que, por sua vez, buscam expandir suas operações na região.

O executivo diz que dados do Centro de Estudos da Fundação Mapfre mostram que os países que mais cresceram em 2009 foram Venezuela (36,3%), Paraguai (33,4%) e Uruguai (26,9%).

Apesar desses números, os mercados mais desenvolvidos são Brasil, Venezuela, Argentina, Chile e Colômbia.

Em compensação, o Chile é o país que mais gasta em seguros por habitante: 270 euros em média. Em seguida vêm a Venezuela, com 254 euros, e o Brasil com 186 euros. Além disso, o mercado securitário chileno é o que possui maior penetração na economia, alcançando taxa de 3,9%, seguida pelas do Brasil e Venezuela, com 3,3% cada um.

A tendência de alta nas vendas, segundo ele, permanece.

Apenas no primeiro semestre de 2009, o mercado de seguros latino-americano cresceu 7,3%, registrando receita de 35,7 bilhões de euros. Já o incremento do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano deve atingir 5% (em algumas regiões essa marca pode ser ultrapassada), fazendo com que a América Latina continue sendo o mercado certo para se apostar.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario