Breaking News

Dirigentes da Funenseg palestraram para concursados da Susep

Fonte: Funenseg

O presidente da Escola, Robert Bittar, e o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Claudio Contador, palestraram para 138 concursados da Superintendência de Seguros Privados, na terça-feira, 19 de outubro, na sede da autarquia, no Rio de Janeiro. Eles integram as áreas de Atuária, Controle e Fiscalização, Administração e Finanças e Tecnologia da Informação.

O diretor explicou que é um mito dizer que o mercado de seguros privados brasileiro é pequeno. “O tamanho é semelhante ao de países como Portugal e Espanha. É preciso somar os números do mercado de saúde, que no Brasil é regulado pela Agência Nacional de Saúde. Também é necessário refletir sobre as atividades que não têm regulamentação”, avaliou.

Entre os exemplos dessas atividades, Contador citou a venda do seguro funeral pelas funerárias e os seguros comercializados pelas clínicas de saúde. “Não podemos simplesmente proibir que se vendam esses seguros. Estaríamos engessando o mercado. Ao contrário, devemos absorver esses setores, aumentando, dessa forma nossa penetração na economia”.

Outro produto que também promete fazer crescer a participação dos seguros no PIB é o microsseguro. “Com o microcrédito, um cidadão poderá comprar uma carrocinha para vender cachorro-quente e sair da condição de pobreza em que se encontra. O microsseguro protegerá esse bem para, em caso de acidente, ele não retorne à situação inicial”, exemplificou o diretor.

Esse tipo de seguro, cuja regulamentação está prevista para o segundo semestre de 2011, tem a possibilidade de contribuir com as políticas sociais de proteção básica, desonerando os gastos públicos. “Se formos eficientes nessa inclusão social, o microsseguro é um produto com data para acabar”, conjecturou Contador.

Em seguida a esta palestra, o presidente da Escola, Robert Bittar, explicou as atividades da instituição na formação dos profissionais desse mercado. “O mercado de seguros é um dos poucos que conta com uma instituição de ensino voltada exclusivamente para o segmento. A qualificação é nosso motivo principal de existir”.

Além da vasta literatura editada sobre assuntos correlatos, a Escola realiza, quase que diariamente, palestras gratuitas distribuídas pelos principais centros do país. Ela investe, ainda, em ações de responsabilidade social, como o programa Amigo do Seguro, o Asas para Voar, o Saber Seguro e, o mais recente, Se Essa Rua Fosse Minha, voltado para a educação no trânsito.

Os profissionais da Susep tiveram interesse nos cursos de pós-graduação e na possibilidade de convênio para bolsas de estudos. Eles foram orientados a manifestarem o interesse aos gestores para que estes contatem a Escola e negociem. Também foram sorteados entre eles os dois volumes da série sobre microsseguros e dois exemplares da revista Cadernos de Seguro.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario