Breaking News

Fundo de investimento agora tem seguro de responsabilidade civil

Fonte: Brasil Econômico

Apólice lançada pela Ace é uma mistura de seguro para executivo (D&O) com apólice de erros e emissões (E&O)
por Thais Folego

O crescimento do mercado financeiro brasileiro tem gerado a necessidade de trazer novos tipos de seguros para o Brasil.

Atenta a isso, a Ace Seguros, que tem uma das carteiras de linhas financeiras mais completas no país, está lançando um seguro de responsabilidade civil para gestores de fundos de investimentos.

A apólice combina proteções de seguro para executivos, conhecido como D&O (Directors and Officers), com coberturas da apólice de responsabilidade civil profissional, conhecida como E&O (Errors and Omissions). "É uma fusão de produtos, cujo nome genérico usado nos Estados Unidos é blend [mistura]", conta Adriano Corleto, gerente de linhas financeiras da Ace. O D&O protege o administrador ou gestor de fundos de demandas judiciais de terceiros, como investidores.

Já o E&O tem praticamente as mesmas coberturas, mas para a empresa segurada.

Ou seja, protege de demandas referentes à prestação de serviços da gestora de fundos. A Ace dará capacidade de US$ 30 milhões por risco, mas poderá buscar capacidade de resseguro (seguro do seguro) adicional para clientes que precisarem de uma cobertura maior.

Corleto diz que a primeira demanda recebida pela seguradora no Brasil foi de clientes da Ace no exterior, principalmente dos Estados Unidos, que contam com esse seguro fora do país, investem ou têm interesse em investir no Brasil e queriam saber se a Ace local também oferecia o produto.

Coberturas diferenciadas A apólice também traz proteções até então inéditas, segundo Corleto, como o pagamento de custos no processo de mitigação de danos à imagem da gestora em razão da perda de um gestor, por exemplo. O seguro conta ainda com a cobertura de penhora online (quando a conta do executivo que responde por algum processo é bloqueada pela Justiça). "Essa é uma cobertura que a apólice lá fora não tem, mas colocamos aqui, uma adaptação para o mercado local", explica o gerente da Ace.

Corleto destaca que a apólice é bastante útil para fundos de investimentos em participações (FIPs), utilizados por fundos de private equity - que compram fatias de empresas - pois estende a sua cobertura às empresas em que os fundos investem.

O seguro protege os administradores de empresas, gestores de investimentos e de fundos, membros do comitê dos fundos e a própria empresa tomadora do seguro.

Ele é voltado, porém, para fundos das mais variadas naturezas: fundos de pensão, de investimento imobiliário, fundos de investimento em direitos creditórios (Fidcs), fundos de investimentos em empresas emergentes e de ETFs (Exchange Traded Funds). "O litígio tende a aumentar com o mercado financeiro, que vai crescer muito, principalmente os FIPs", avalia Corleto

Apólice é direcionada para fundos de investimentos, de pensão, de investimento em participações (FIP), além de fundos imobiliários, de investimentos em direitos creditórios (Fidcs) e ETFs

Um comentário:

  1. Bacana esse artigo, gostei. Afinal hoje em dia cada vez mais pessoas estão tomando coragem para optar por investimentos além da poupança.
    Abraços !

    ResponderExcluir

Escreva aqui seu comentario